Autores de referência lançam livros no 4° Simpósio de Ciberjornalismo

Por Marcos Paulo da Silva

Livros que participam da Sessão de Lançamento de Livros no 4º CIBERJOR

Uma sessão especial de lançamento de livros marcará a programação do 4° Simpósio de Ciberjornalismo. As obras serão apresentadas ao público na primeira noite de atividades (28/8, quarta-feira) após a solenidade e a conferência de abertura do evento.  Oito livros e uma revista acadêmica estão confirmados até o momento na sessão de lançamentos.

De acordo com o professor Gerson Luiz Martins, coordenador geral do simpósio, serão privilegiadas obras recentes de autores que participarão do evento e publicações de professores do Mestrado em Comunicação e do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), instituição-sede das atividades. “O lançamento de livros é bastante pertinente, pois são obras relevantes para os estudos e para a aplicação prática do ciberjornalismo no Brasil”, ressalta. “Outro aspecto importante é a possibilidade e o privilégio de diálogo entre os próprios autores e os estudantes e participantes do evento”, complementa Martins.

Entre as principais obras selecionadas estão “O ensino de jornalismo na era da convergência: conceitos, metodologias e estudos de caso no Brasil” (EDUFBA, 2012), organizado por Elias Machado, “Ciberjornalismo” (Ed. Paulinas, 2012) e Mídias digitais: produção de conteúdos para a web (Ed. Paulinas, 2012), ambos de Carla Schwingel, além de “Webjornalismo” (Ed. LTC, 2011), de Magaly Prado, e “Comunicação: práticas e reflexões” (EDUFMA, 2013), organizado por Lucas Santiago Arraes Reino e Thaísa Bueno.

“Programamos uma atividade descontraída e de caráter informal na qual os autores poderão dialogar com os participantes durante o coquetel que sucederá a cerimônia de abertura do simpósio”, explica o professor Marcos Paulo da Silva, responsável pela organização da sessão de lançamento de livros. “Nesse ambiente, os autores interessados poderão divulgar, tirar dúvidas sobre as publicações e autografar seus livros”, completa Silva.

Outras informações sobre o 4° Simpósio de Ciberjornalismo podem ser encontradas no endereço www.ciberjor.ufms.br/ciberjor4 ou pelo telefone (67) 3345-7040.

Confira a lista completa de lançamentos no evento:

• O ensino de jornalismo na era da convergência: conceitos, metodologias e estudos de caso no Brasil (EDUFBA, 2012) – Organizador: Elias Machado.
  • Ciberjornalismo (Ed. Paulinas, 2012) – Autora: Carla Schwingel.
  • Mídias digitais: Produção de conteúdos para a web (Ed. Paulinas, 2012) – Autora: Carla Schwingel.
  • Webjornalismo (Ed. LTC, 2011) – Autora: Magaly Prado.
  • Comunicação: práticas e reflexões (E-book, EDUFMA, 2013) – Organizadores: Lucas Santiago Arraes Reino e Thaísa Bueno.
  • Jornalismo Convergente (Ed. Insular, 2012) – Organizadores: Raquel Longhi e Carlos D’Andréa, com capítulo do Gerson Luiz Martins (UFMS).
  • Geografias da Comunicação: espaço de observação de mídia e de culturas (Editora UERJ e INTERCOM, 2013) – Organizadora: Sonia Vírginia Moreira, com capítulo de Daniela Ota (UFMS).
  • Imprensa do interior: conceitos e contextos (Ed. Argos, 2013) – Organizador: Francisco de Assis, com capítulos de Mário Luiz Fernandes e Marcos Paulo da Silva (UFMS).
  • Revista Esferas – Revista Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação do Centro-Oeste.

Author: Martins