Autores de referência lançam livros no 4° Simpósio de Ciberjornalismo

Por Marcos Paulo da Silva

Livros que participam da Sessão de Lançamento de Livros no 4º CIBERJOR

Livros que participam da Sessão de Lançamento de Livros no 4º CIBERJOR

Uma sessão especial de lançamento de livros marcará a programação do 4° Simpósio de Ciberjornalismo. As obras serão apresentadas ao público na primeira noite de atividades (28/8, quarta-feira) após a solenidade e a conferência de abertura do evento.  Oito livros e uma revista acadêmica estão confirmados até o momento na sessão de lançamentos.

De acordo com o professor Gerson Luiz Martins, coordenador geral do simpósio, serão privilegiadas obras recentes de autores que participarão do evento e publicações de professores do Mestrado em Comunicação e do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), instituição-sede das atividades. “O lançamento de livros é bastante pertinente, pois são obras relevantes para os estudos e para a aplicação prática do ciberjornalismo no Brasil”, ressalta. “Outro aspecto importante é a possibilidade e o privilégio de diálogo entre os próprios autores e os estudantes e participantes do evento”, complementa Martins.

Entre as principais obras selecionadas estão “O ensino de jornalismo na era da convergência: conceitos, metodologias e estudos de caso no Brasil” (EDUFBA, 2012), organizado por Elias Machado, “Ciberjornalismo” (Ed. Paulinas, 2012) e Mídias digitais: produção de conteúdos para a web (Ed. Paulinas, 2012), ambos de Carla Schwingel, além de “Webjornalismo” (Ed. LTC, 2011), de Magaly Prado, e “Comunicação: práticas e reflexões” (EDUFMA, 2013), organizado por Lucas Santiago Arraes Reino e Thaísa Bueno.

“Programamos uma atividade descontraída e de caráter informal na qual os autores poderão dialogar com os participantes durante o coquetel que sucederá a cerimônia de abertura do simpósio”, explica o professor Marcos Paulo da Silva, responsável pela organização da sessão de lançamento de livros. “Nesse ambiente, os autores interessados poderão divulgar, tirar dúvidas sobre as publicações e autografar seus livros”, completa Silva.

Outras informações sobre o 4° Simpósio de Ciberjornalismo podem ser encontradas no endereço www.ciberjor.ufms.br/ciberjor4 ou pelo telefone (67) 3345-7040.

Confira a lista completa de lançamentos no evento:

  • O ensino de jornalismo na era da convergência: conceitos, metodologias e estudos de caso no Brasil (EDUFBA, 2012) – Organizador: Elias Machado.
  • Ciberjornalismo (Ed. Paulinas, 2012) – Autora: Carla Schwingel.
  • Mídias digitais: Produção de conteúdos para a web (Ed. Paulinas, 2012) – Autora: Carla Schwingel.
  • Webjornalismo (Ed. LTC, 2011) – Autora: Magaly Prado.
  • Comunicação: práticas e reflexões (E-book, EDUFMA, 2013) – Organizadores: Lucas Santiago Arraes Reino e Thaísa Bueno.
  • Jornalismo Convergente (Ed. Insular, 2012) – Organizadores: Raquel Longhi e Carlos D’Andréa, com capítulo do Gerson Luiz Martins (UFMS).
  • Geografias da Comunicação: espaço de observação de mídia e de culturas (Editora UERJ e INTERCOM, 2013) – Organizadora: Sonia Vírginia Moreira, com capítulo de Daniela Ota (UFMS).
  • Imprensa do interior: conceitos e contextos (Ed. Argos, 2013) – Organizador: Francisco de Assis, com capítulos de Mário Luiz Fernandes e Marcos Paulo da Silva (UFMS).
  • Revista Esferas – Revista Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação do Centro-Oeste.

Author: Martins

Share This Post On