CAPES aprova primeiro Doutorado em Jornalismo do Brasil

5839357261_0d21190cd3_b

Coordenador do PPGJOR, Dr. Rogério Christofoletti

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes aprovou a proposta de curso de Doutorado em Jornalismo apresentada pela UFSC. A partir de 2014, o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, POSJOR oferecerá, além do mestrado e o primeiro doutorado com área de concentração em jornalismo do país. Segundo o coordenador Rogério Christofoletti, “a aprovação da Capes sinaliza que temos um programa consolidado, o que reconhece o trabalho dos corpos técnico, discente e docente do POSJOR desde o seu surgimento em 2007″.

Segundo informações do portal da UFSC, o curso de doutorado em Jornalismo deve iniciar suas atividades letivas em agosto de 2014 com oito vagas inicialmente. O processo seletivo acontecerá no primeiro semestre de 2014, o Edital de Seleção deve ser publciado em meados de março. Ainda segundo a nota da UFSC, como no Mestrado, serão duas linhas de pesquisa: “Jornalismo, Cultura e Sociedade” e “Tecnologias, Linguagens e Inovação em Jornalismo”.

A Conselho Técnico Científico, CTC da área das Ciências Sociais Aplicadas 1 da Capes aprovou também a criação de outros dois doutorados, Ciência da Informação na Universidade Federal Fluminense, UFF e em Comunicação na Unesp de Bauru, um mestrado acadêmico, em Comunicação e Territorialidades na Universidade Federal do Espírito Santo, UFES.

Segundo a coordenadora da área Ciências Sociais Aplicadas I, Maria Helena Weber, as propostas foram avaliadas pelos professores João José Azevedo Curvello (UCB) e Suely Ceravolo (UFBA), que atuaram como consultores  de propostas de mestrado profissional, e pela comissão formada pelos professores César Guimarães (UFMG), Cristiane Gutfriend (PUCRS), Dione Moura (UNB), Henriette Gomes (UFBA)  e Maria Helena Weber (UFRGS).

Author: Martins

Share This Post On