Ciberjor lança livro Performance em Ciberjornalismo

Performance em Ciberjornalismo

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo recebeu da Editora da UFMS a edição do primeiro livro resultado das conferências e trabalhos apresentados no 6º Congresso Internacional de Ciberjornalismo. O livro será lançado no segundo semestre em várias universidades brasileiras. O livro com os textos das conferências e dos melhores trabalhos de pesquisa do 6º Congresso Internacional de Ciberjornalismo será lançado em outubro deste ano na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O livro que tem como título Performance em Ciberjornalismo, tecnologia, inovação e eficiência é o primeiro trabalho do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e foi organizado pelos pesquisadores Gerson Luiz Martins, Lucas Reino e Thaisa Bueno.

O livro reúne as conferências e trabalhos de pesquisa apresentados no 6º Congresso Internacional de Ciberjornalismo realizado em 2015 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A obra se compõe dos melhores textos do Congresso e das principais conferências e está estruturado com os trabalhos de João Canavilhas, Novos atores na redação: como muda o jornalismo?; Performance em Ciberjornalismo: tecnologia, inovação e e ciência de Rosental Calmon Alves; O que é jornalismo? Quem e o que o produz? Onde e quando acontece? de Alex Primo; Ciberjornalismo no Brasil e o texto longform de Raquel Longhi; Jornalismo no ambiente da computação cognitiva de Walter Teixeira Lima; O dono do texto: dilemas do jornalismo em plataformas digitais de Juliano Maurício de Carvalho; Jornalismo guiado por dados e cultura profissional de Marcelo Träsel; Scraping e memória digital: identificando as transformações dos portais jornalísticos com base na coleta automatizada das suas versões de Márcio Carneiro dos Santos; Um panorama dos estudos científicos sobre comentários de leitores de Thaísa Bueno; A informação jornalística na ponta dos dedos: o ciberjornalismo e a leitura touchscreen de Elton Tamiozzo de Oliveira e Gerson Luiz Martins; Trajetória do ciberjornalismo em Mato Grosso do Sul de Fernanda França Fortuna; A rastreabilidade como característica do ciberjornalismo de Lucas Santiago Arraes Reino; Investigações e Experimentações em Sofwares para Gestão de Mídia no Domínio do Jornalismo: Relato Sobre Interfaces de Programação de Aplicações de Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco e Alex Fernando Orlando; Drones, sensores, tecnologia vestível: o efeito colateral das novas ferramentas para jornalistas de Alfredo José Lopes Costa, Gibran Luís Lachowski e Konrad Felipe Hencke; Os jornalistas frente ao Marco Civil da Internet de Igor Gomes Duarte Gomide dos Santos; Convergência e inovação jornalística em revistas para tablet: uma proposta de categorias de análise de Adalton dos Anjos Fonseca; As possibilidades interativas do HTML5 no jornalismo on-line de Eduardo Fernando Uliana Barboza e Ana Carolina de Araújo Silva e Formação de profissionais e pesquisadores em Ciberjornalismo de Gerson Luiz Mello Martins.

A publicação do livro Performance em Ciberjornalismo foi possível com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – Fundect pela aprovação de projeto no Edital PUBLICA-MS 2015.

O livro também terá lançamentos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PUC-Campinas, Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru) e na Universidade de São Paulo (USP) na sessão de lançamento de livros do 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SPBJor.

Author: Martins