Ciberjor prorroga prazo de submissão de artigos para o 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo

logo-5ciberjor2

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS prorrogou o prazo de inscrições de trabalhos científicos para o 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo. A chamada de trabalhos, que se encerrava nesta segunda-feira, dia 30 de junho, agora pode ser feita até o dia 18 de julho.

Confira as novas datas:

DATA DO EVENTO 27, 28 E 29 DE AGOSTO

Submissão de resumo

Divulgação do aceite

Envio do artigo completo

24 de agosto

O evento acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, no auditório do Bloco MultiUso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O 5º Simpósio de Ciberjornalismo terá a participação do jornalista, pesquisador e professor da Universidade da Beira Interior, UBI, de Portugal, João Canavilhas, considerado referência internacional na pesquisa em ciberjornalismo. Canavilhas é autor da proposta de texto jornalística que substitui a tradicional “pirâmide invertida” pelo que ele denomina de “pirâmide deitada” no produção do ciberjornalismo, que estabelece uma nova forma de produção jornalística na internet.

O 5° Simpósio de Ciberjornalismo terá a participação de pesquisadores brasileiros de referência no desenvolvimento do Ciberjornalismo como o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Eduardo Pellanda que recentemente  concluiu pesquisa de pós-doutoramente no Instituto Massachusetts de Tecnologia, MIT. O Simpósio de Ciberjornalismo de 2014 terá nível internacional. Essa denominação é decorrente da participação de pesquisadores e profissionais de outros países nas edições anteriores e confirmada na edição deste ano.

As inscrições de trabalhos de pesquisa para os Grupos de Trabalho (GTs) podem ser realizadas por meio do portal da internet do CIBERJOR-UFMS, no endereço www.ciberjor.ufms.br.

Confira o Regulamento da Chamada de Trabalhos e o formato para envio das propostas:

Chamada de trabalhos – Call for Papers

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – CIBERJOR-UFMS abre a Chamada de Trabalhos para o 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo com o tema “Big Data, Interface e Sociedade Digital“. Poderão inscrever trabalhos no Simpósio professores e acadêmicos de Comunicação ou áreas afins, que tenham pesquisa relacionada ao tema do evento, tanto da graduação quanto da pós-graduação para a modalidade de Comunicação Oral.

As propostas (resumos) devem ser encaminhadas até dia 18 de julho para o e-mail do Simpósio – ciberjor.cchs@ufms.br.
Se aprovadas pela comissão, os trabalhos completos (artigos) devem ser enviados para publicação em anais até o dia 24 de agosto.

O termo de aceite deve ser enviado ao inscrito até 22 de julho.

REGRAS PARA INSCRIÇÃO

As inscrições podem ser feitas com trabalhos de Graduação e de Pós-graduação.
Cada participante poderá fazer a inscrição de um trabalho como autor(a) e um como co-autor(a), desde que orientador do trabalho.
Os trabalhos devem ter como foco um dos temas do Simpósio ou abordarem o Ciberjornalismo.
São temas de interesse deste Simpósio (e não somente):

– Cibercultura e Mídia;
– Rotinas produtivas em tempo de convergência;
– Estudos de Ciberjornalismo e Mídias Sociais;
– Interatividade, Novas Narrativas e Convergência;
– Jornalismo e mídias móveis;
– Ensino de Ciberjornalismo;
– Big Data para o ciberjornalismo
– Interfaces do jornalismo na internet
– Sociedade Digital

FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS:

Os trabalhos devem ser enviados na Chamada de Trabalhos 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo (template)  e de acordo com a formatação orientada abaixo:

a) Tamanho do texto: O trabalho deve ter mínimo de 12 e máximo de 20 laudas, numeradas.

b)  Primeira Página: a primeira página será formatada de maneira a conter, obrigatoriamente, as seguintes informações a respeito do trabalho: Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Calibri, corpo 12, caixa alta, conforme o seguinte modelo e conteúdo:

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIBERJORNALISMO”; Título do trabalho: abaixo do cabeçalho, fonte Calibri, corpo 16, negrito, espaço entrelinhas simples (1,0), centralizado;

Nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as): abaixo do título, em Calibri, corpo 12, negrito, alinhado junto à margem direita da página. A partir do nome será aberta uma nota de rodapé, na primeira página, na qual será exposto um breve currículo conforme o formato previsto abaixo, no item “Nota de Rodapé”;

Resumo: abaixo do nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as), máximo de 15 linhas em Calibri, corpo 12, alinhado nas margens esquerda e direita (justificado); com espaço entrelinhas simples (1,0);

Palavras-chave: de três a cinco, separadas por ponto, abaixo do resumo, em Calibri, corpo 12, alinhado à esquerda;

Nota de rodapé: na primeira página, com um breve currículo de, no máximo, cinco linhas por autor(a) ou co-autor(a), em Calibri, corpo 10, entrelinhas simples (1,0), justificado;

c) Corpo do texto: virá a partir da segunda página, na fonte Calibri, corpo 12, entrelinhas 1,5, alinhado nas margens esquerda e direita (justificado);

d) Subtítulos (ou títulos de capítulos e seções): Calibri, corpo 12, em negrito, alinhados junto à margem esquerda, com uma linha de espaço antes e depois;

e) Referências Bibliográficas: mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO GT

a) O trabalho só poderá ser apresentado (em qualquer hipótese) pelo(a) seu/sua respectivo(a) autor(a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em co-autoria;

b) Terá direito à apresentação do trabalho nos GTs somente o(a) autor(a) que, além de cumprir as demais normas desta Chamada de Trabalhos, efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

c) Cada trabalho terá de dez a quinze minutos de apresentação e mais cinco minutos de discussão com a audiência.

Coordenação:
Profa. Kárita Francisco e Profa. Thaísa Bueno – email: ciberjor.cchs@ufms.br