Cartaz do 4º Simpósio de Ciberjornalismo

Cartaz do 4º Simpósio de Ciberjornalismo

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS abriu na última quarta-feira, 2 de julho, Chamada de Trabalhos para o 4º Simpósio de Ciberjornalismo. O evento acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, no auditório do CCHS na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O 4º Simpósio de Ciberjornalismo terá a participação do jornalista espanhol Mário Tascon que trabalhou no jornal El País, considerado referência internacional no jornalismo impresso, o tema de sua participação é “2020. Tendências Jornalísticas”; do jornalista, professor e pesquisador da Universidade Ramón LLull e articulista do jornal La Vanguardia, Josep LLuís Micó que vai falar de pesquisa sobre o uso das redes sociais no La Vanguardia; do jornalista e diretor de tecnologia de El País, Gumersindo Lafuente que vai tratar sobre os “novos caminhos do Jornalismo”.

O 4° Simpósio de Ciberjornalismo terá a participação de pesquisadores brasileiros de referência no desenvolvimento do Ciberjornalismo como o professor da UFBA e coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), Marcos Palácios; do professor da UFSC e coordenador do Grupo de Pesquisa LapJor, Elias Machado; da professora da UFRGS e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Digital, Luciana Mielniczuk; da professora e diretora da Faculdade de Comunicação da UFBA e pesquisadora do GJOL, Suzana Barbosa. Também participam do Simpósio os pesquisadores Carla Schwingel, que publicou em 2012 o livro Ciberjornalismo; Jan Alyne da UFOP e  Gilson Porto da Universidade Federal do Tocantins.

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS (Ciberjor) realiza também, durante a programação do 4° Simpósio de Ciberjornalismo, o 1° Seminário Inter-grupos de Pesquisa em Ciberjornalismo. Este Seminário vai debater os projetos de pesquisa em desenvolvimento pelos Grupos e buscar parcerias que promovam trabalhos conjuntos, integrados para desenvolvimento de pesquisas em Ciberjornalismo.

As inscrições de trabalhos de pesquisa para os Grupos de Trabalho (GTs) podem ser realizadas entre os dias 2  a 19 de julho, por meio do portal da internet do CIBERJOR-UFMS, no endereço www.ciberjor.ufms.br.

Confira o Regulamento da Chamada de Trabalhos e o formato para envio das propostas:

CHAMADA DE TRABALHOS – CALL FOR PAPERS

 Para o 4º Simpósio de Ciberjornalismo poderão inscrever trabalhos professores, pesquisadores, pós-graduandos e acadêmicos da área de Comunicação, que tenham pesquisa relacionada ao tema do evento – JORNALISMO, INTEGRAÇÃO MIDIÁTICA E EXPERIMENTAÇÃO –  tanto da graduação quanto da pós-graduação para a modalidade de Comunicação Oral.

As propostas – RESUMOS – devem ser submetidas no CFP (Call for Paper) da página de internet do evento (ciberjor.ufms.br) até o dia 19 de julho. Os resumos deverão ter no máximo 15 linhas em Times New Roman, corpo 12, justificado; com espaço entrelinhas simples (1,0); palavras-chave: de três a cinco, separadas por ponto, abaixo do resumo, em Times New Roman, corpo 12, alinhado à esquerda. O termo de aceite do trabalho deve ser enviado ao inscrito até o dia 25 de Julho do corrente ano.

Quando aprovados pela  Comissão de Avaliação do Simpósio, os trabalhos completos (artigos) devem ser enviados para o e-mail do evento – ciberjor.cchs@ufms.br – que organizará a sua publicação em anais. O prazo para envio é até o dia 15 de agosto do corrente ano.
REGRAS PARA INSCRIÇÃO

Cada participante poderá fazer a inscrição de apenas um trabalho, como  autor(a) ou co-autor(a).  São temas de interesse deste Simpósio (e não somente):

– Cibercultura e Mídia;

– Rotinas produtivas em tempo de convergência;

– Estudos de Ciberjornalismo e Mídias Sociais;

– Interatividade, Novas Narrativas e Convergência;

– Jornalismo e mídias móveis;

– Ensino de Ciberjornalismo.

FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS:

a)       Tamanho do texto: o trabalho deve ter mínimo de entre 20 e 35 mil caracteres (com espaço), já incluindo na contagem as notas de rodapé e as referências bibliográficas.

b)      Primeira Página: a primeira página será formatada de maneira a conter, obrigatoriamente, as seguintes informações a respeito do trabalho: Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Times New Roman, corpo 12, caixa alta, conforme o seguinte modelo e conteúdo: “SIMPÓSIO DE CIBERJORNALISMO”; Título do trabalho: abaixo do cabeçalho, fonte Times New Roman, corpo 16, negrito, espaço entrelinhas simples (1,0), centralizado; Nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as): abaixo do título, em Times New Roman, corpo 12, negrito, alinhado junto à margem direita da página. A partir do nome será aberta uma nota de rodapé, na primeira página, na qual será exposto um breve currículo conforme o formato previsto abaixo, no item “Nota de Rodapé”;

Resumo: abaixo do nome do (a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as), máximo de 15 linhas em Times New Roman, corpo 12, alinhado às margens esquerda e direita (justificado); com espaço entrelinhas simples (1,0);

Palavras-chave: de três a cinco, separadas por ponto, abaixo do resumo, em Times New Roman, corpo 12, alinhado à esquerda;

Nota de rodapé: na primeira página, com um breve currículo de, no máximo, cinco linhas por autor(a) ou co-autor(a), em Times New Roman, corpo 10, entrelinhas simples (1,0), justificado;

Corpo do texto: virá a partir da segunda página, na fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhas 1,5, alinhado  às margens esquerda e direita (justificado);

  • Subtítulos (ou títulos de capítulos e seções): Times New Roman, corpo 12, em negrito, alinhados junto à margem esquerda, com uma linha de espaço antes e depois;
  • Referências Bibliográficas: mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO GT:

a)       O trabalho só poderá ser apresentado (em qualquer hipótese)  pelo(a) seu/sua respectivo(a) autor(a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em co-autoria;
b)       Terá direito à apresentação do trabalho nos GTs somente o(a) autor(a) que, além de cumprir as demais normas desta  Chamada de Trabalhos, efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

Informações:
Profa. Kárita Francisco – email: karitafrancisco@gmail.com
Profa. Thaísa Bueno – email: thaisabu@gmail.com