Comissão Organizadora do 7º Congresso Internacional de Ciberjornalismo implementa trabalhos do evento

A Comissão Organizadora do 7º Congresso Internacional de Ciberjornalismo implementou os trabalhos do evento. Nas últimas semanas, a equipe composta pela professora Marcelli Alves (UFMA), pelo estudantes do Programa de Mestrado em Comunicação da UFMS, Everson Umada e pela estudante de graduação em Jornalismo também da UFMS, Júlia Renó reforçaram as atividade preparatórias do Congresso com a finalização da programação, o envio dos convites oficiais para palestrantes e autoridades, assim como a estrutura de traslados aéreos e hospedagens dos conferencistas.

Prof. Dr. John Pavlik

Prof. Dr. John Pavlik

O 7º Congresso de Ciberjornalismo terá a participação do jornalista, pesquisador e professor da Universidade de New Jersey (EUA), Rutgers Escola de Comunicação e Informação, John Pavlik, considerado referência internacional na pesquisa em ciberjornalismo. Pavlik é autor do livro “O jornalismo e os novos meios de comunicação”, entre outros, publicado em 2001 pela Universidade de Columbia que se tornou uma referência internacional, um completo e importante guia para entender os novos meios e como utilizar no jornalismo.

O prefácio do livro, escrito pelo coordenador do Prêmio Pulitzer e professor de jornalismo internacional da Universidade de Columbia, Seymour Topping destaca que “depois de explorar as possibilidades do jornalismo contextualizado, que emprega novas capacidades digitais em vídeo e áudio, o professor Pavlik sustente de modo convincente que se trata de técnicas que dão a oportunidade de praticar um jornalismo melhor, que faz crescer a confiança do público nos meios de comunicação”.

Prof. Dr. Koldo Messo

Prof. Dr. Koldo Messo

Ciberjor 2016 também terá a participação como conferencista do pesquisador e professor da Universidade do País Basco e um do pioneiros nos estudos de ciberjornalismo na Espana, Koldo Meso que também coordena o principal congresso de ciberjornalismo da Espanha, o Congresso de Jornalismo e Web 2.0 realizado em Bilbao há quase 10 anos. O professor Koldo Meso pesquisa é doutor em Ciências da Informação pela Universidade do País Basco (Espanha), professor titular da Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação, suas linhas principais de pesquisa são as novas tecnologias e o ciberjornalismo. Em 2015 publicou o livro “As audiências ativas e jornalismo. Análise de qualidade e regulação dos conteúdos gerados por usuários” (Active Audiences and Journalism. Analysis of the quality and regulation of the user generated contents).

7º Congresso Internacional de Ciberjornalismo terá a participação de pesquisadores brasileiros de referência no desenvolvimento do Ciberjornalismo como o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Eduardo Pellanda que realizou pesquisa de pós-doutoramento no Instituto Massachusetts de Tecnologia, MIT. O Congresso de Ciberjornalismo de 2016 se consolida como evento de caráter internacional. Essa denominação é decorrente da participação de pesquisadores e profissionais de outros países nas edições anteriores e confirmada na edição deste ano.

As inscrições de trabalhos de pesquisa para os Grupos de Trabalho (GTs) podem ser realizadas até o dia 20 de agosto, por meio do portal da internet do CIBERJOR-UFMS, no endereço www.ciberjor.ufms.br/ciberjor7/, ou diretamente pelo formulário disponível em http://www.ciberjor.ufms.br/ciberjor7/2016/07/18/call-for-papers-ciberjor-7/

Informações no Facebook pelo endereço https://www.facebook.com/events/264842133894587/ e também https://www.facebook.com/CiberjorUFMS/

Author: redacao

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *