Congresso de Ciberjornalismo terá participação de Koldo Meso, pesquisador da Universidade do País Basco

Koldo Meso, pesquisado da UPV

O 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CIBERJORUFMS), promoverá, no dia 29 de setembro, uma vídeo conferência com o professor da Universidade do País Basco (UPV) Koldo Meso, para debater o tema “O local e globalização em Ciberjornalismo”.

Meso é professor titular da Faculdade de Ciências Sociais e Comunicação da UPV, na Espanha, onde ministra as disciplinas “Modelos de Mídia” e “Introdução ao Jornalismo”. Foi diretor do Curso de Jornalismo Digital via internet, organizado pela Fundação Asmoz de Eusko Ikaskuntza em parceria com o Departamento de Jornalismo II.

Suas principais áreas de estudo são as novas tecnologias e o ciberjornalismo. No campo dos estudos sobre comunicação e jornalismo, destacam-se as publicações “Perfil profesional de los informadores” (2005) e “Introducción al ciberperiodismo: Breve acercamiento al estudio del ciberperiodismo” (2006).

No dia 29 de setembro, o evento também promoverá o debate com o pesquisador Marcelo Trasel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e será moderado pela professora Thaísa Bueno, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Em 2016, a sétima edição do congresso teve a participação dos pesquisadores Irati Agirreazkuenaga e Gorka Urueta, da UPV, que debateram sobre “O impacto da internet nos meios de comunicação” e a “Análise de conteúdo dos meios digitais a partir da participação dos usuários”.

O 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro. As inscrições podem ser feitas por meio da página: www.doity.com.br/ciberjor8

Por Adrian Albuquerque (Comissão Ciberjor 8)

Author: Martins