Convidados para o 3º Seminário de Ciberjornalismo confirmam presença

Os palestrantes convidados para o 3º Seminário de Ciberjornalismo, que acontece entre os dias 16 e 18 de agosto, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), já confirmaram presença. São eles Raquel Recuero (foto), autora do livro “Redes Sociais na Internet”, Adriana Amaral (foto), que publicou o livro “Métodos de Pesquisa para a Internet”, Fernando Firmino, autor do “Blog Jornalismo Móvel”, Luciana Mielniczuk, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online da UFBA (GJOL/UFBA) e co-autora do livro “Modelos de Jornalismo Digital”, além de Norminanda Montoya, professora e pesquisadora da Universidade Autónoma de Barcelona. A conferência de abertura será realizada pelo professor Dr. Angel Rodriguez Bravo, da Universidade Autónoma de Barcelona, e terá como tema “O controle de qualidade no Ciberjornalismo”.

De acordo com o professor Dr. Gerson Luiz Martins, coordenador do Grupo de Estudos em Ciberjornalismo da UFMS, o evento vai discutir um tema que é uma preocupação e interesse de jornalistas profissionais, estudantes e professores de jornalismo. Cada vez mais o profissionais de jornalismo utilizam as redes sociais para o trabalho cotidiano de difusão das notícias.

 

A divulgação do seminário, que é voltado para estudantes, professores e profissionais da área de comunicação e internet, e que terá como tema “O jornalismo em tempos de Redes Sociais”, será realizada com a distribuição de material gráfico do evento, além de relises produzidos pela jornalista Rosane Amadori

 

As inscrições para os trabalhos foram abertas ontem (15) e prosseguirão até o dia 30 de junho.

 

Currículos

 

Confira abaixo o currículo dos palestrantes do 3º Seminário de Ciberjornalismo: 

 

Adriana Amaral 

 

Adriana Amaral, 35 anos, nascida em Porto Alegre é jornalista (1998), mestre (2002) e doutora (2005) em Comunicação Social pela PUCRS com Estágio de Doutorado em Sociologia da comunicação pelo Boston College, EUA. Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq  Nível 2.  Faz parte do Conselho Científico da ABCiber e da Aoir  Association of Internet Researchers. Atua também como consultora de comunicação digital, mídia social e perfis de consumo online. 

 

É autora de Visões Perigosas. Uma arque-genealogia do cyberpunk (Ed. Sulina, 2006) e co-organizadora com Raquel Recuero e Sandra Montardo da coletânea Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação (Momento Editorial, 2009), além de assinar uma série de artigos publicados em periódicos . Interesses de pesquisa: comunicação e cibercultura, teoria da ficção-científica e imaginário tecnológico, subculturas, etnografia virtual, metodologias de pesquisa, padrões de consumo na web, cenas, fandoms, gêneros e plataformas de música online. 

 

 

Angel Rodrigues Bravo

 

Es licenciado en Ciencias de la Información por la Universidad Autónoma de Barcelona (1982). Trabaja como profesor contratado en la misma U.A.B. desde 1983. Obtiene la licenciatura con grado con la calificación de sobresaliente el año 1984 y se doctora en 1989. El año 1990 la Universidad Autónoma de Barcelona le otorga el Premio Extraordinario de Doctorado, y en 1991 recibe de la Generalitat de Cataluña el IV Premio a la Investigación sobre Comunicación de Masas. Es profesor titular del Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad de la Universidad Autónoma de Barcelona desde 1991. 

 

Es especialista en expresión oral y análisis de la voz, y experto en audio. Ha dirigido o participado em diversos proyectos de investigación financiados por el Ayuntamiento de Tarragona (1984-85), la Universidad Autónoma de Barcelona (1988-89), la Generalitat de Cataluña (1993-95) y El Ministerio de Educación y Ciencia: DGICYT- (1989-92), DGICYT- (1995-98), DGES  (2000-03). 

 

Actualmente desarrolla su trabajo de investigación dirigiendo el Laboratorio de Análisis Instrumental de la Comunicación (L.A.I.COM.), centro dotado con tecnología de vanguardia y creado por el próprio Dr. Rodríguez Bravo en el seno del Dto. de Comunicación Audiovisual y Publicidad de la U.A.B. y en el que en desarrollan su labor un equipo de 13 investigadores. (http://laicom.uab.es).

 

Entre el 2001 y 2005 ha sido director del Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad de la Universidad Autónoma de Barcelona. 

 

 

Fernando Firmino 

 

Fernando Firmino da Silva é jornalista, professor do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e é doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia – UFBA/POSCOM. Faz parte do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura – CIBERPESQUISA, nos Grupos de Pesquisa em Cibercidades – GPC e Jornalismo Online – GJOL. 

 

A tese de doutorado, sob orientação do professor doutor André Lemos, trata das questões voltadas para o jornalismo móvel (tecnologias móveis e conexões sem fio no jornalismo). Fernando Firmino foi vencedor do Prêmio Freitas Nobre – INTERCOM 2008 na categoria doutorado.

 

 

Luciana Mielniczuk

 

É professora do curso de Jornalismo e do Mestrado em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria.Estuda jornalismo digital desde 1995 e atualmente coordena o Grupo Jornalismo Digital da Universidade Federal de Santa Maria e participa do Grupo de Pesquisas em Jornalismo Online da Universidade Federal da Bahia.

 

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Especialização em Teoria do Jornalismo e Comunicação de Massa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). 

 

Cursou doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea na Universidade Federal da Bahia (2003) e realizou estágio doutoral na Universidade de Aveiro (Portugal). 

 

 

Raquel Recuero 

 

Professora e pesquisadora do PPGL e do curso de Comunicação Social da UCPel. Suas áreas de interesse são redes sociais e comunidades virtuais na Internet, conversação e fluxos de informação e capital social no ciberespaço e jornalismo digital.

Author: Fernanda França Fortuna

Jornalista, mestranda em Comunicação na UFMS e integrante do grupo de pesquisa CIBERJOR/UFMS.

Share This Post On