Dissertação sobre Webjornalismo recebe o Prêmio Adelmo Genro Filho

Elias Machado

Prof. Elias Machado foi o orientador da dissertação

O trabalho “Webjornalismo audiovisual universitário no Brasil: um estudo dos casos TV UVA, TV UERJ e TJ UFRJ (2001 – 2010)”, defendido pela bolsista da CAPES Juliana Fernandes Teixeira, com orientação do professor Elias Machado, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo em 2010 foi escolhido como Melhor Dissertação de Mestrado pela Comissão avaliadora da sétima edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAGF 2012).

“A dissertação de Juliana Teixeira tinha nível para evoluir para tese de doutorado. Como oferecemos somente o mestrado, descartamos a passagem direta para o doutoramento sugerida pela banca examinadora”, explica o orientador Elias Machado.

Atualmente Juliana Teixeira desenvolve pesquisa de doutorado na Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Além de Juliana Teixeira, outra aluna do POSJOR, Géssica Valentini, orientada pelo professor Jorge Ijuim, recebeu menção honrosa, com a dissertação A liberdade para apurar os sentidos do mundo: a produção de reportagem na revista Piauí. É a segunda oportunidade que um aluno do programa recebe a premiação.

Em 2010 o escolhido foi Ben-hur Demeneck, orientado pelo professor Orlando Tambosi. Pela terceira vez um orientando do professor Elias Machado recebe o Prêmio Adelmo Genro Filho. Em 2006 a contemplada foi Leila Almeida na categoria melhor dissertação e, em 2009, a ganhadora foi Carla Schwingel, na categoria melhor tese de doutorado.

O Prêmio Adelmo Genro Filho, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo desde 2005 seleciona anualmente os melhores trabalhos nas categorias de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de reconhecer um pesquisador sênior na área. É uma homenagem ao ex-professor da UFSC, falecido em 1987, pela relevante contribuição para consolidar o Jornalismo como disciplina científica e prática profissional específica. A entrega da premiação que consiste em placa e diploma para a ganhadora e diploma para o orientador está prevista para novembro deste ano em Curitiba, na PUC/PR, durante o 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.

Escrito por Elias Machado – Lapjor

Author: Fernanda França Fortuna

Jornalista, mestranda em Comunicação na UFMS e integrante do grupo de pesquisa CIBERJOR/UFMS.