Fundação Nieman cria nova bolsa para projetos de jornalismo em Harvard

A Fundação Nieman para o Jornalismo, da Universidade de Harvard, anunciou a criação de uma bolsa para jornalistas ou não jornalistas interessados em visitar a instituição por curtos períodos de tempo. As inscrições estão abertas.

Joshua Benton, do Laboratório Nieman de Jornalismo, informou que o novo programa de Bolsas para Visitantes é voltado para quem não pode ficar um ano inteiro em Harvard ou cujo trabalho não se encaixa no calendário acadêmico da universidade. Três bolsistas serão selecionados por ano.

Os projetos podem estar relacionados com investigação, programação, design, estratégias de negócios ou qualquer outra área voltada para o futuro do jornalismo. Qualquer pessoa pode participar, não precisa atuar como jornalista, e pode morar nos Estados Unidos ou no exterior.

Os selecionados serão convidados a visitar Harvard por poucas semanas a vários meses, dependendo do projeto. A Fundação Nieman recomenda que os empregadores mantenham o salário e os benefícios dos participantes durante esse tempo. Caso não seja possível, há a possibilidade de uma ajuda de custo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de novembro. A proposta de projeto deve ter no máximo 500 palavras e conter uma descrição de como o candidato planeja ocupar seu tempo em Harvard e como seu projeto beneficiará o jornalismo, além do tempo necessário para isso.

A Fundação Neiman oferece diversas bolsas anualmente. Para mais detalhes sobre os tipos de bolsas, visite o site da Fundação Nieman (http://nieman.harvard.edu/NiemanFoundation.aspx).

Author: Fernanda França Fortuna

Jornalista, mestranda em Comunicação na UFMS e integrante do grupo de pesquisa CIBERJOR/UFMS.