Tascon é um dos convidados internacionais do evento

Tascon é um dos convidados internacionais do evento

Pesquisadores nacionais e internacionais de referência em Ciberjornalismo participam de 28 a 30 de agosto, em Campo Grande (MS), do 4º Simpósio de Ciberjornalismo, que acontece na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O evento, promovido pelo CIBERJOR/UFMS (Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo) sob o tema “Jornalismo: integração midiática e experimentação – Jornalismo móvel, Infografia, Newsgames, Design”, é direcionado para alunos, acadêmicos e profissionais da Comunicação.

A conferência de abertura ficará a cargo do professor da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e coordenador do GJOL (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online), Marcos Palácios, e do jornalista espanhol Gumersindo Lafuente, responsável pelas mudanças digitais no jornal “El País”, que tornaram o veículo líder mundial de notícias em língua espanhola.

Ele também fundou e dirigiu o sítio web soitu.es, que apesar de ter sido extinto em 2009, é o único espanhol que tem dois prêmios da Online News Association (ONA) e está na coleção permanente do Newseum, em Washington. Dirigiu ainda, entre 2000 e 2006, o elmundo.es, que nessa fase foi colocado como o líder indiscutível da imprensa on-line de língua espanhola. Hoje, leciona na fundação Gabriel García Márquez para o novo jornalismo Iberoamericano.

Entre os convidados internacionais estão – além de Lafuente – o Prof. Dr. Josep Lluís Micó (Universidade Ramon Llull – Barcelona) e Mário Tascon (233 grados – Espanha).

Micó é professor titular da Universitat Ramon Llull (Barcelona), onde dirige o curso de Jornalismo e o Mestrado em Comunicação de Moda 080 Barcelona Fashion. Doutor pela Universidad Politécnica de Valencia, também coordenou o Mestrado em Jornalismo Avançado e Reportagem do Grupo Godó e a pós-graduação em Jornalismo Esportivo Blanquerna-Fútbol Club Barcelona. É autor de oito livros sobre comunicação e tecnologia. Atualmente, é analista de veículos de comunicação como o jornal La Vanguardia e a Radio Nacional de España.

Mário Tascon é especialista em mídias digitais, redes sociais e novas narrativas. Co-autor do romance “O bastardo da Bíblia”, ele também dirige o “Manual espanhol para a internet, as redes sociais e novas mídias” da Fundação de Espanhol Urgente (Fundéu). É consultor empresarial e professor da fundação Gabriel García Márquez para o novo jornalismo Iberoamericano.

Outros pesquisadores de referência em Ciberjornalismo participarão do simpósio, como o professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e coordenador do Grupo de Pesquisa LapJor, Elias Machado, a professora da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Digital, Luciana Mielniczuk, a professora e diretora da Faculdade de Comunicação da UFBA e pesquisadora do GJOL, Suzana Barbosa, a autora do livro “Ciberjornalismo”, publicado em 2012, Carla Schwingel, além dos professores Jan Alyne, da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), Thaísa Bueno da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) e Gilson Porto, da UFTO (Universidade Federal do Tocantins).

Também integrará a programação do simpósio o “1° Seminário Inter-grupos de Pesquisa em Ciberjornalismo”. O objetivo é reunir os líderes dos grupos de pesquisa na área e debater os projetos em desenvolvimento pelos grupos, na busca de parcerias que promovam trabalhos conjuntos e integrados para desenvolvimento de pesquisas em Ciberjornalismo.

As inscrições de artigos científicos podem ser feitas até o dia 19 de julho e os resumos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico ciberjor.cchs@ufms.br. As regras para a submissão de trabalhos constam do sítio web www.ciberjor.ufms.br.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior) e a parceria do SindJor-MS (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul), Agência RPS e DothCOM Consultoria Digital.

Confira a programação do 4º Simpósio de Ciberjornalismo

 

28 de agosto

 

9h Oficina – Design e Jornalismo: interface certa para a mensagem certa (Kenneth Corrêa). Local: Laboratórios do CCHS – UFMS

 

14h Credenciamento – Equipes para credenciamento

 

19h Solenidade de AberturaCerimonial UFMS

 

20h Conferência de Abertura – “Os novos caminhos do jornalismo” (Gumersindo Lafuente – El País – Espanha / Marcos Palácios – UFBA).

Local: Auditório do LAC – UFMS

 

22h Coquetel

 

29 de agosto

 

9h Oficinas – Hipertexto, leitura e sentido (Ana Carolina Monteiro) / Produção de fotografias com celulares (Silvio Pereira).

Local: Laboratórios do CCHS- UFMS

 

14h Grupos de Trabalho – Coordenação: Kárita Francisco (karitafrancisco@gmail.com) e Thaísa Bueno (thaisabu@gmail.com). Chamada de Trabalhos: ciberjor.cchs@ufms.br.

Local: Salas de Aula do CCHS – UFMS

 

18h Coffee Break

 

19h Debate – “Prescritor das redes sociais no jornalismo”

Prof. Dr. Josep Lluís Micó – Universidade Ramon Llull – Barcelona

Prof. Dr. Elias Machado (UFSC)

Prof. Dr. Suzana Barbosa (UFBA)

Local: Auditório do CCHS-UFMS

 

30 de agosto

 

9h Oficinas – Second Screen (Thiago Akira) / Ferramentas na nuvem aplicadas ao jornalismo (Elton Tamiozzo) / Fontes e pautas para jornalistas de cibermeios (Fernanda França).

Local: Laboratórios do CCHS – UFMS

 

14h Grupos de Trabalho – Coordenação: Kárita Francisco (karitafrancisco@gmail.com) e Thaísa Bueno (thaisabu@gmail.com). Chamada de Trabalhos: ciberjor.cchs@ufms.br

Local: Salas de aula CCHS – UFMS

 

18h Coffee Break

 

19h Debate – “2020. Tendências Jornalísticas”

Mário Tascon – 233 grados – Espanha

Profa. Dra. Luciana Mielniczuk – UFRGS

Profa. Dra. Carla Schwingel – Mackenzie

Local: Auditório do CCHS-UFMS

 

1º Seminário Inter-Grupos de Pesquisa em Ciberjornalismo

 

29 de agosto

 

9h Sessão Plenária – Relato de Experiências – Projetos de Pesquisa e Acordos de Colaboração Nacionais e Internacionais: situação e perspectivas

Local: Laboratório de Rádio – UFMS

 

12h Almoço

 

14h Sessão Plenária – Propostas de trabalho conjunto: Procad e outras possibilidades

Local: Laboratório de Rádio – UFMS

 

19h Simpósio de Ciberjornalismo

Local: Auditório do CCHS-UFMS