O jornalista espanhol Mario Táscon, especialista em ciberjornalismo e com vasta experiência em jornalismo na internet, confirmou sua participação na video-conferência que acontece no dia 18 de agosto, na programação do 3º Seminário de Ciberjornalismo da UFMS. Mario Tascón é um dos fundadores do diário espanhol El Mundo, foi diretor de conteúdos da Prisacom (El Pais.com) nos últimos sete anos. Mario Táscon deixou a Prisacom para se dedicar a um novo projeto. Tascón esteve em Abril em Austin, Texas, no 9th International Symposium on Online Journalism, onde apresentou uma comunicação (PPT) sobre Inovação, e no 1º Colóquio Ibero-Americano de Jornalismo Digital, onde apresentou outra comunicação (PPT) (vídeo), sobre os desafios da imprensa face ao crescimento da Internet.

Mario Tascón, editor de Diximedia, empresa espanhola onde nasceu 233grados.com, Lainformación.com y Practicopedia, falará sobre a experiencia de criar meios nativos da web, as estrategias de convergência nas redações e mostrará o que funciona e o que não se aventura em jornalismo 2.0.

Quando Mario Tascón (Ponferrada, 1962) começõu no mundo da Internet, ter endereço de correio eletrônico era uma extravagância, e ler as notícias de última hora num computador, ciência ficção. Em 1994 criou elmundo.es do nada. Destaca que “con dos alumnos que me traje de la Universidad de Navarra, un director técnico amigo mío que durante 6 meses no cobró y ordenadores prestados”, e converteu essa página em referência digital informativa na Espaha. Seu exito o colocou, em 2000, na direção de conteúdos de Prisacom, onde foi  responsavel pelas páginas webs de El País, As, Cinco Días, Cadena Ser, 40 principales, Cuatro y Canal Plus, entre outros. Tascón fala do futuro da rede com muita prudencia e com uma humildade imprópia de quem é, provavelmente, o maior especialista espanhol no setor.

A vídeo-conferência do jornalista Mario Táscon acontece no dia 18 de agosto, às 18h00, na Programação do 3º Seminário de Ciberjornalismo, realizado no auditório do CCHS, na UFMS.

[related_posts limit=”3″]