Jornalistas reunidos no Seminário Internacional de Jornalismo Online, em São Paulo, na Faculdade Cásper Líbero discutiram a criação da Associação Brasileira de Jornalismo Online, nos moldes da Online News Association – ONA, existente nos Estados Unidos. O evento aconteceu no último dia 29 de maio e reunião mais de 150 profissionais de ciberjornalismo de todo Brasil.

O Seminário Internacional de Jornalismo Online foi organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, dirigido pelo jornalista e professor Rosental Calmon Alves, com apoio da Online News Association, representada no Brasil pela jornalista Angela Pimenta e ainda da Faculdade Cásper Líbero, sede do Seminário.

Entre os participantes do Seminário estiveram presentes o jornalista do New York Times, Andrei Scheinkman; do diário espanho La Información, Mário Táscon; da BBC, os jornalistas Paul Brannan e Jim Haryott; e ainda Katie King, gerente sênior de produtos para portais e parcerias do MSN UK de Londres, no Reino Unido, e diretora da Online News Association (Estados Unidos).

No final do Seminário, os participantes discutiram a proposta de criação da Associação Brasileira de Jornalismo Online, nos moldes da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. O tema será objeto de debate na lista de discussão do grupo e encaminhado, posteriormente, em outro evento a ser organizado pelo Centro Knight e pela ONA.