Oficina no Simpósio de Ciberjornalismo em 2010

Oficina no Simpósio de Ciberjornalismo em 2010

O jornalismo e as novas tecnologias são o foco principal das oficinas oferecidas pelo 4º Simpósio de Ciberjornalismo, que acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. O evento, que é organizado pelo CIBERJOR/UFMS (Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo), programou a realização de seis oficinas durante o evento.

A primeira delas acontece às 9h do dia 28 e ficará a cargo de Kenneth Corrêa, especialista em planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos. O assunto será “Design e Jornalismo: interface certa para a mensagem certa”. No dia 29 pela manhã, a jornalista e mestranda em Comunicação Ana Carolina Monteiro ministrará a oficina “Hipertexto, leitura e sentido”. No mesmo dia e horário, Sílvio Pereira falará sobre a produção de fotografias com celulares. No último dia de trabalhos, três oficinas serão ministradas durante o simpósio, todas com início às 9h. Second Screen será o tema de Thiago Akira, especialista em ilustração, animação, quadrinhos e projetos multimídia.O publicitário Elton Tamiozzo, especialista em Gestão Estratégica de Marketing e membro do CIBERJOR/UFMS, falará sobre as ferramentas na nuvem aplicadas ao jornalismo. A sexta oficina programada pelo simpósio terá como tema “Fontes e pautas para jornalistas de cibermeios”, e será ministrada pela jornalista Fernanda França. Ela tem mais de 10 anos de experiência em ciberjornalismo, é mestranda em Comunicação e membro do CIBERJOR/UFMS.

Além de pesquisadores de ponta no cenário nacional, o evento reunirá três exponentes internacionais da área: o jornalista espanhol Gumersindo Lafuente, responsável pelas mudanças digitais no jornal “El País”, que tornaram o veículo líder mundial de notícias em língua espanhola; o Prof. Dr. Josep Lluís Micó, autor de oito livros sobre comunicação e tecnologia e analista de veículos de comunicação como o jornal La Vanguardia e a Radio Nacional de España; e Mário Tascon, especialista em mídias digitais, redes sociais e novas narrativas.