Palestrante diz que seminário descentraliza estudo em Ciberjornalismo

Professor Fernando Firmino é um dos palestrantes do seminárioO professor Fernando Firmino, da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), afirmou nesta quinta-feira (7) que o 3º Seminário de Ciberjornalismo demonstra “a consolidação do projeto de intercâmbio entre redes de pesquisa e de troca de experiências entre especialistas”. O evento acontece entre os dias 16 e 18 de agosto, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e reunirá importantes pesquisadores desta área, tanto do Brasil quanto de outros países.

Firmino observou que a maioria dos eventos relacionados ao Ciberjornalismo acontece nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, e que esta descentralização é muito importante para que estudantes e profissionais possam conhecer o que está sendo produzido em outros estados.

A pretensão do professor, que profere palestra às 20h do dia 18 de agosto, é detalhar parte de sua pesquisa sobre jornalismo móvel, que vem sendo desenvolvida na Bahia dentro dos GPC (Grupos de Pesquisa em Cibercidade) e em GJOL (Jornalismo Online).

“O jornalismo móvel está em expansão no Brasil e no mundo a partir da ampliação e desenvolvimento avançado das tecnologias móveis digitais conectadas, que trazem novas implicações para a prática jornalística e os próprios modelos de negócios das empresas devido às questões de mobilidade e ubiquidade envolvidas no processo de captura, produção, distribuição e consumo de notícias”, detalhou.

De acordo com Fernando Firmino, o jornalismo hoje “perpassa essas interfaces” e é fundamental discutir todas as implicações que estão em jogo.

“Portanto, o seminário em Ciberjornalismo será uma oportunidade para interlocução sobre o tema”, complementou.

Outros palestrantes

Além do professor Fernando Firmino, o seminário promovido pelo Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS contará com outros palestrantes de renome.

Entre eles, Raquel Recuero (foto), autora do livro “Redes Sociais na Internet”, Adriana Amaral (foto), que publicou o livro “Métodos de Pesquisa para a Internet”, Luciana Mielniczuk, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online da UFBA (GJOL/UFBA) e co-autora do livro “Modelos de Jornalismo Digital”, além de Norminanda Montoya, professora e pesquisadora da Universidade Autónoma de Barcelona.

A conferência de abertura será realizada pelo professor Dr. Angel Rodriguez Bravo, da Universidade Autónoma de Barcelona, e terá como tema “O controle de qualidade no Ciberjornalismo”.

Author: Fernanda França Fortuna

Jornalista, mestranda em Comunicação na UFMS e integrante do grupo de pesquisa CIBERJOR/UFMS.

Share This Post On