Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da UFMS, local do 4º Simpósio de Ciberjornalismo

Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da UFMS, local do 4º Simpósio de Ciberjornalismo

A Comissão Organizadora do 4° Simpósio de Ciberjornalismo confirmou que os participantes do evento terão acesso a rede sem fio para usar a internet durante os dias da programação. O acesso poderá ser realizado por meio do sistema Eduroam ou nos pontos de acesso disponíveis especialmente para o 4° Simpósio de Ciberjornalismo. Segundo a Comissão Organizadora, desta forma todos os participantes poderão utilizar o Facebook, Twitter, atualizar Blogs, publicar informações da programação do Simpósio.

O 4º Simpósio de Ciberjornalismo terá a participação do jornalista espanhol Mário Tascon que trabalhou no jornal El País, considerado referência internacional no jornalismo impresso, o tema de sua participação é “2020. Tendências Jornalísticas”; do jornalista, professor e pesquisador da Universidade Ramón LLull e articulista do jornal La Vanguardia, Josep LLuís Micó que vai falar de pesquisa sobre o uso das redes sociais no La Vanguardia; do jornalista e diretor de tecnologia de El País, Gumersindo Lafuente que vai tratar sobre os “novos caminhos do Jornalismo”.

O 4° Simpósio de Ciberjornalismo terá a participação de pesquisadores brasileiros de referência no desenvolvimento do Ciberjornalismo como o professor da UFBA e coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), Marcos Palácios; do professor da UFSC e coordenador do Grupo de Pesquisa LapJor, Elias Machado; da professora da UFRGS e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Digital, Luciana Mielniczuk; da professora e diretora da Faculdade de Comunicação da UFBA e pesquisadora do GJOL, Suzana Barbosa. Também participam do Simpósio os pesquisadores Carla Schwingel, que publicou em 2012 o livro Ciberjornalismo; Jan Alyne da UFOP e  Gilson Porto da Universidade Federal do Tocantins.

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS (Ciberjor) realiza também, durante a programação do 4° Simpósio de Ciberjornalismo, o 1° Seminário Inter-grupos de Pesquisa em Ciberjornalismo. Este Seminário, que reunirá os líderes dos grupos de pesquisa em Ciberjornalismo no Brasil, vai debater os projetos de pesquisa em desenvolvimento pelos Grupos e buscar parcerias que promovam trabalhos conjuntos, integrados para desenvolvimento de pesquisas em Ciberjornalismo.