DE 28 A 30 DE AGOSTO DE 2013
CAMPO GRANDE/MS

JORNALISMO:
INTEGRAÇÃO MIDIÁTICA
E EXPERIMENTAÇÃO

Grupos de Trabalho


DIA 29 – MAPEAMENTOS E PERFIS
Coordenadora: Thaísa Bueno – sala 4 do Mestrado de Educação

Máquina de conversações – Mapeamento da plataforma de comentários nos principais veículos da imprensa brasileira
Lucas Reino e Thaísa Bueno

Portal de Mapeamento de Mídia de Mato Grosso: do Impresso ao Digital
Alfredo José Lopes Costa

A importância dos mapeamentos para o estudo do ciberjornalismo
Fernanda França

Blogando das barracas do Rio Tocantins: uma proposta de mapeamento da blogosfera imperatrizense
Thaísa Bueno e Jordana Fonseca

Redes sociais e ciberacontecimento – a dinâmica do processo interacional
Alciane Nolibos Baccin

Redações integradas: convergência jornalística nos grupos de comunicação de Campo Grande/MS
Cleidson Lima

 

DIA 29  – ROTINA PRODUTIVA
Coordenadora: Taís Telarolli – Auditório do CCHS

Processo de elaboração da notícia no Ciberjornalismo: estudo de caso do portal d24am
Cristiane Naiara Araújo de Souza

A estrutura do texto jornalístico nas mídias impressa e digital: uma análise do jornal O Globo, oglobo.com e O Globo a Mais
Mariana Guedes Conde

O uso das bases de dados como indicador de qualidade no jornalismo on-line: um estudo comparativo nos sites noticiosos G1 e Estadão
Ieda Maria Menezes Tourinho

O uso do Data Mining para descoberta de enquadramentos noticiosos durante a eclosão das manifestações populares nos sites G1 e Estadão
Pedro Alexandre Cabral de Oliveria

Mudanças à vista: como Facebook e Twitter participam da rotina dos jornalistas
Luciana Mendes e Taïs de Mendonça Jorge

 

DIA 29 – GAMES, ENTRENTENIMETO E NOVAS USABILIDADES
Coordenador: David Trigueiro – Sala Multimeios

O modelo semiótico pragmático aplicado aos newsgames: gêneros e experiências possíveis
João Guilherme Cunha

Desafios e convergências de uma mídia espalhada: Um novo contexto informacional em dferentes ambiências digitais
Isadora Ortiz de Camargo

A questão glocal nos portais de notícias de Dourados
José Milton Rocha

Mídia ninja: nova modalidade jornalística ou militância?
Toni André Scharlau Vieira

Ciberjornalismo e Mobilidade: Uma Proposta de Pesquisa Sobre os Aplicativos para Dispositivos Móveis dos Portais de Notícia
Elton de Oliveira

 

DIA 29 – NOVAS NARRATIVAS
Coordenadora: Marcelli Alves – Sala 3 do Mestrado em Educação

Estruturas De Narrativas Multimídia Em Tablets: uma análise de três jornais em Pernambuco
Karolina de Almeida Calado

Linguagens utilizadas pelo Diário Digital – um estudo de caso
Tatiane Queiroz

Linguagem e utilização dos dispositivos móveis na mídia contemporânea
Marcelo da Silva Pereira

Os novos modelos de produção noticiosa e o aumento da Resolução Semântica frente à repercussão da renúncia do Papa Bento XVI no G1.com e Estadão.com
Thamirys Viana

Informação rural online: case do Sistema Famasul
Rosane Amadori e Diego Silva

Do cibermeio para o telejornal de referência: um estudo sobre o Fait Divers nas postagens que influenciam no ciclo do jornalismo apócrifo
Marcelli Alves

 

DIA 30 – CIBERCULTURA E INTERAÇÃO
Coordenadora: Thaísa Bueno – Sala 1 do Mestrado em Educação

A influência das redes sociais nas manifestações da Primavera Árabe: uma análise das manifestações da Tunísia
Maria Isabel dos Santos Veiga

O fazer jornalístico no ciberespaço
Ana Carolina Monteiro

Os Conceitos de Lev Manovich e a Linguagem Multimidia: Contribuições para o Jornalismo
Catarine Moscato Sturza

#contramaonasruas: News Diamond como estratégia de cobertura de manifestações em Belo Horizonte
Jorge Rocha e Reinaldo Maximiano

 

DIA 30 – REDES SOCIAIS E FERRAMENTAS DIGITAIS
Coordenador: Lucas Reino – Sala de Multimeios

Facebook e o Fetichismo de Mercadoria
Marco Antônio Ghelen  e Lucas Reino

Facebook como ferramenta de webmarketing e jornalismo rural do Sistema Famasul
Diego Silva  e Rosane Amadori

Fontes e Redes Sociais na Internet: uma Revisão Bibliográfica
Victor Barone

Assessoria de imprensa nas mídias sociais: origem e reconfigurações
Janaína Ivo

 

DIA 30 – ENSINO DE JORNALISMO
Coordenador:  Gilson Porto – Auditório do CCHS

Ensino de Jornalismo para múltiplas plataformas:(em defesa de uma pedagogia para formação de jornalistas)
Elias Machado

Experiências de estágio docente no ensino do ciberjornalismo
Naara Lima Normande

Projeto de Laboratório de experimentação em linguagens digitais para dispositivos móveis e desenvolvimento de novos produtos jornalísticos para tablets e smartphones (Labdim)
Thaïs de Mendonça Jorge

Propostas Curriculares da UNESCO (2007) e do MEC (2009): transformações/mutações tecnológicas no ensino de Jornalismo
Owaldo Ribeiro da Silva

Implantação de mudanças curriculares: o Processo de Bolonha e as transformações em currículos de quatro universidades portuguesas
Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior

INSCRIÇÕES

Tópicos recentes




Ciberjor UFMS no Facebook

Apoio
Parceiros
Realização
Promoção