DE 28 A 30 DE AGOSTO DE 2013

JORNALISMO:
INTEGRAÇÃO MIDIÁTICA
E EXPERIMENTAÇÃO

Oficina vai abordar a interface digital e novas ferramentas para o jornalismo

21 de agosto de 2013 Por Fernanda França Fortuna

Kenneth Corrêa falará sobre novas ferramentas para os jornalistas

“Design e Jornalismo: interface certa para a mensagem certa” vai ser o tema da oficina ministrada pelo diretor comercial e de tecnologia do Grupo WTW, Kenneth Corrêa, durante o 4º Simpósio de Jornalismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O palestrante também é administrador, professor, empresário e Search Engine Marketer. O principal objetivo da oficina é falar sobre o paradigma do meio x mensagem na interface digital. De acordo com Kenneth Corrêa, pouca coisa mudou conceitualmente, mas muita coisa tem se modificado na prática.

“Na oficina vou apresentar alguns casos de experiências de novos formatos, além de ferramentas para o jornalista dos tempos de hoje explorar o que há de mais atual em termos de tecnologia para formatos de comunicação online”, explicou.

O 4º Simpósio de Ciberjornalismo acontece entre os dias 28 e 30 deste mês. Para participar das oficinas, é preciso se inscrever pelo sítio web www.ciberjor.ufms.br/ciberjor4 .

Confira a programação completa do evento:

28 de agosto

9h Oficina – Design e Jornalismo: interface certa para a mensagem certa (Kenneth Corrêa). Local: Laboratórios do CCHS – UFMS

14h Credenciamento – Equipes para credenciamento

19h Solenidade de Abertura – Cerimonial UFMS

20h Conferência de Abertura – “Os novos caminhos do jornalismo” (Gumersindo Lafuente – El País – Espanha / Marcos Palácios – UFBA).
Local: Auditório do LAC – UFMS

22h Coquetel

29 de agosto

9h Oficinas – Hipertexto, leitura e sentido (Ana Carolina Monteiro) / Produção de fotografias com celulares (Silvio Pereira).
Local: Laboratórios do CCHS- UFMS

14h Grupos de Trabalho – Coordenação: Kárita Francisco (karitafrancisco@gmail.com) e Thaísa Bueno (thaisabu@gmail.com). Chamada de Trabalhos: ciberjor.cchs@ufms.br.
Local: Salas de Aula do CCHS – UFMS

18h Coffee Break

19h Debate – “Prescritor das redes sociais no jornalismo”
Prof. Dr. Josep Lluís Micó – Universidade Ramon Llull – Barcelona
Prof. Dr. Elias Machado (UFSC)
Prof. Dr. Suzana Barbosa (UFBA)

30 de agosto

9h Oficinas – Second Screen (Thiago Akira) / Ferramentas na nuvem aplicadas ao jornalismo (Elton Tamiozzo) / Fontes e pautas para jornalistas de cibermeios (Fernanda França).
Local: Laboratórios do CCHS – UFMS

Local: Salas de aula CCHS – UFMS

18h Coffee Break

19h Debate – “2020. Tendências Jornalísticas”