DE 28 A 30 DE AGOSTO DE 2013
CAMPO GRANDE/MS

JORNALISMO:
INTEGRAÇÃO MIDIÁTICA
E EXPERIMENTAÇÃO

Responsável pela mudança digital do El País participa do 4º Simpósio de Ciberjornalismo


17 de julho de 2013 Por Gerson Luiz Martins

Jornalista do El País, Gumersindo Lafuente

Jornalista do El País, Gumersindo Lafuente

O jornalista que promoveu as principais mudanças digitais do jornal El País, um dos principais jornais de referência na Europa, Gumersindo Lafuente fará, com o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), Marcos Palácios a conferência de abertura do 4° Simpósio de Ciberjornalismo que acontece em Campo Grande, na UFMS, entre os dias 28 e 30 de agosto. As conferências de Gumersindo Lafuente e Marcos Palácios acontecem no dia 28 de agosto.

Gumersindo Lafuente é jornalista e até setembro do ano passado, e nos últimos três anos foi responsável pelas mudanças digitais no jornal El País,  uma transformação total de tecnologia, design e organização da escrita que fez a referência global do diário líder em castelhano na Internet. Entre 2007 e 2009 fundou e dirigiu soitu.es, meio digital que combinou o melhor do jornalismo tradicional, com as oportunidades oferecidas pelos jornalistas de tecnologia de Internet e usuários. Soitu foi publicado até o final de 2009, no início da crise econômica, é o único periódico espanhol que tem dois prêmios da Online News Association (ONA), da organização de maior prestígio novo jornalismo em todo o mundo, e  está na coleção permanente do Newseum, em Washington. Entre 2000 e 2006 dirigiu elmundo.es, que nessa fase foi colocado como o líder dos cibermeios em espanhol na Espanha e no mundo.

Lafuente é professor da Fundação Novo Jornalismo (FNPI), presidida por Gabriel García Márquez e membro da Rede Ibero-americana de  Jornalismo Cultural. Também faz parte do conselho editorial da revista Journal of Journalists, a Associação de Imprensa de Madrid. Suas experiências profissionais estão no papel. Nove anos no extinto jornal Ya (1977/1986), nove no El País, como chefe de seção domingo suplemento e El País Semanal (1986/1995) e um pouco mais no mundo (1995/2000) pelos jornais e revistas se tornará um conhecedor das duas indústrias, os espaços tradicionais, mortalmente ferido e digital cada vez mais preocupados e está mudando radicalmente o jornalismo. Ele deu inúmeras palestras e workshops em universidades espanholas e da América Latina, bem como em seminários organizados pela Associação Mundial de Jornais (WAN) e várias conferências internacionais de jornalismo em Espanha, França, Venezuela, Argentina, Chile, Peru, Costa Rica , Brasil, México, El Salvador e Colômbia. Em 2009 foi líder acadêmico em campus Queretaro, do Instituto Tecnológico de Monterrey (México). Seu trabalho como diretor de elmundo.es foi premiado em 2002 pelo Clube de Imprensa Internacional, e em 2008 foi agraciado com o José Manuel Porquet, o mais prestigiado na Espanha concedidos na área de novas mídias.
Alguns de seus recentes artigos refletindo sobre essas questões podem ser lidas em seu blog e no Huffington Post: The Future of Journalism. Como chegamos aqui?, As novas redações e jornalismo do futuro, A idade da interconexão (El País), Internet velho, novo jornalismo (El País).

Confira uma entrevista recente com Gumersindo Lafuente: http://www.jotdown.es/2012/09/gumersindo-lafuente-por-primera-vez-en-la-historia-las-audiencias-controlan-a-los-periodistas/

DEIXE UM COMENTÁRIO

INSCRIÇÕES

Posts recentes




Ciberjor UFMS no Facebook

Apoio
Parceiros
Realização
Promoção