Comissão Científica do 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo organiza Grupos de Trabalho

18 de agosto de 2014 Por Redação

Comissão Científica do 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo

A Comissão Científica do 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, coordenada pelas professoras Karita Francisco, Thaísa Bueno e Katarini Miguel, começa a organizar os Grupos de Trabalho onde serão apresentados os resultados de pesquisa inscritos no Simpósio. A partir da finalização do processo de inscrição, a Comissão Científica vai organizar os trabalhos conforme as temáticas propostas. Segundo a Comissão, a divisão dos Grupos de Trabalho será publicada na página do 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo até o dia 22 de agosto, também prazo para o envio dos textos completos dos trabalhos.

Os Grupos de Trabalho do 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo acontecem nos dias 28 e 29 de agosto, das 14h00 às 18h00, nas Salas de Aula do Complexo Multiuso “Dercir Pedro de Oliveira”, na UFMS. De acordo com a Comissão Científica do evento, este houve um acréscimo de 150% no número de trabalhos inscritos, o que consolida o Simpósio como um evento de referência em ciberjornalismo no Brasil.

Segundo a professora Kárita Francisco, “o Simpósio de Ciberjornalismo é um evento único no Brasil, se tornou referência para os pesquisadores, professores, profissionais e estudantes que desejam conhecer melhor e trocar experiências numa área do jornalismo que mais cresce em todo mundo”.

A professora Thaísa Bueno, da Universidade Federal do Maranhão, enfatizou que “foi significativo o número de trabalhos recebidos, mais de 70, o que também denota um interesse cada vez maior pelo, digamos, futuro do jornalismo”.

Ainda de acordo com a professora Dra. Katarini Miguel, “o Simpósio de Ciberjornalismo aborda um conteúdo, um tema de interesse muito atual que faz a conexão entre o jornalismo e a tecnologia, e ainda os processos de produção em jornalismo no contexto atual”.

O 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo tem como tema Big Data, Interface e Sociedade Digital e será de âmbito internacional decorrente da participação de pesquisadores e profissionais de outros países. Uma das palestras será do jornalista, pesquisador e professor da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, João Canavilhas, considerado referência na pesquisa em ciberjornalismo. Outra palestrante internacional confirmada é a professora doutora Cláudia Mellado, da Universidade de Santiago de Chile (Usach). O evento também terá palestras de renomados pesquisadores brasileiros como Eduardo Pellanda, Denis Porto, entre outros, além de Oficinas e Grupos de Trabalho, onde serão apresentados resultados de pesquisa sobre ciberjornalismo.

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS (Ciberjor) realiza também, durante a programação do 5° Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, o 1° Seminário Inter-grupos de Pesquisa da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa. Este Seminário, que reunirá os líderes dos grupos de pesquisa, vai debater os projetos de pesquisa em desenvolvimento pelos Grupos e buscar parcerias que promovam trabalhos conjuntos, integrados para desenvolvimento de pesquisas em crítica de mídia.

Para conferir a programação completa ou mais informações acesse a página do evento no endereço www.ciberjor.ufms.br/ciberjor5 ou o portal do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS, realizador do evento, pelo www.ciberjor.ufms.br ou a página do Facebook pelo https://www.facebook.com/CiberjorUFMS. Quaisquer dúvida envie email para ciberjor.cchs@ufms.br.

O 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo é promovido pelo Ciberjor/UFMS, com o apoio do Governo do Estado, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria da DothNews, RPS Publicidade, Travel Way e o Sindicato de Jornalistas de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS).