Walter Lima faz palestra sobre o Big Data e o acesso à informação no 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo


21 de agosto de 2014 Por Lucas Reino

Walter Lima debate os usos da explosão de acesso à informação no 5º Ciberjor

Walter Lima debate os usos da explosão de acesso à informação no 5º Ciberjor

O professor Dr. Walter Teixeira Lima será um dos principais palestrantes do 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo – Big Data, Interface e Sociedade Digital. Com experiência de mais de 20 anos em produtos voltados para tecnologias digitais e conhecimento técnico em sistemas computacionais por mais de 25 anos. Professor doutor pela USP, Walter Lima é jornalista, desenvolve suas pesquisas além da área da comunicação, em mecatrônica, sistemas de computação e cognição, faz de seus trabalhos referência em inovação na área, além disso fundou e foi coordenador da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais – JorTec da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor.

A apresentação está marcada para o dia 27 de agosto, às 20h00, no auditório do Complexo Multiuso “Dercir Pedro de Oliveira” na UFMS, Walter Lima vai falar desse novo momento que o jornalismo vive. “Nós temos agora a informação livre, ela não está somente empacotada em produtos analógicos e configurada para o mercado, ela está livre, principalmente dentro da Internet. Hoje está aumentando exponencialmente o número de repositórios de dados que a gente pode de certa maneira cruzar, que a gente pode de certa maneira utilizar, fazendo data mining, enfim, ações de procura de padrões não triviais e, também, fazer produtos jornalísticos em cima dessas tecnologias ou dessas possibilidades que existem hoje”, disse o pesquisador.

Referência na área, Walter Lima desenvolve pesquisas que ampliam a compreensão sobre a capacidade da comunicação. “Há muito o que se fazer com essa, vamos assim dizer, explosão de dados via internet, onde estão ai dados abertos, dados que podem ser cruzados, enfim, é o que eu vou tentar mostrar”, afirmou o professor.

Walter Lima fará sua apresentação com os professores João Canavilhas, de Portugal e Eduardo Pellanda, da PUC-RS. A sessão de debate terá a mediação do professor Dr. Gerson Luiz Martins da UFMS. O tema da conferência de abertura é o mesmo do evento, Big Data, Interfaces e Sociedade Digital.

DEIXE UM COMENTÁRIO

INSCRIÇÕES

Posts recentes




Tags

Apoio
Parceiros
Realização
Promoção
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com