Lançamento de Livros


5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo terá sessão de lançamento de livros

O 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo que acontecerá na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, terá uma sessão dedicada a Lançamento de Livros no dia 27 de agosto de 2014, às 21 horas, após a abertura do evento.

A programação contempla lançamentos de pesquisadores e profissionais de referência internacional, como as obras “Critérios de noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações”, organizada por Gislene Silva, Marcos Paulo da Silva e Mario Luiz Fernandes, “Mutação no Jornalismo” de Thais de Mendonça Jorge e “Tem uma nuvem que nunca sai do lugar”, de Jorge Rocha.

 

Sobre os livros

criterios-noticiabilidadeSILVA, G. (Org.); SILVA, M. P. (Org.) ; FERNANDES, M. L. (Org.). Critérios de noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações. 1. ed. Florianópolis, SC: Insular, 2014. v. 1. 239p

O livro, de autoria coletiva, nasce da constatação de que existe no Brasil uma carência de publicações específicas sobre o conceito de noticiabilidade. A coletânea estrutura-se em duas partes que visam sistematizar o conjunto de perspectivas sobre o problema central.

Parte 1 – Questões conceituais
Cap. 1 – Marcos Paulo da Silva – Perspectivas históricas da análise da noticiabilidade
Cap. 2 – Josenildo Luiz Guerra – Uma discussão sobre o conceito de valor-notícia
Cap. 3 – Gislene Silva – Para pensar critérios de noticiabilidade
Cap. 4 – Marcos Paulo da Silva – Seleção noticiosa, critérios de noticiabilidade e valores-notícia
Cap. 5 – Carlos Eduardo Franciscato – Limites teóricos e metodológicos nos estudos sobre a noticiabilidade
Cap. 6 – Marcos Paulo da Silva – Significância social como dimensão da noticiabilidade

Parte II – Questões de Aplicabilidade
Cap. 7 – Mario Luiz Fernandes – A proximidade como critério de noticiabilidade
Cap. 8 – Fabiane Barbosa Moreira – Os valores-notícia em O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo
Cap. 9 – Ivan Luiz Giacomelli – Critérios de noticiabilidade e o fotojornalismo
Cap. 10 – Gustavo Buss – Os critérios de noticiabilidade e a lógica da indústria de notícias
Cap. 11 – Leonel Azevedo de Aguiar – Critérios de noticiabilidade no jornalismo investigativo
Muta_o_no_jornalismoJORGE, Thaïs de Mendonça. Mutação no jornalismo. Como a notícia chega à internet. Brasília: Editora UnB, 2013.

O livro coloca em discussão a notícia como algo cambiante junto às mudanças atuais da comunicação. Sua nova roupagem é dada pelos sistemas de hipermídia. Ganhando uma mídia para se exibir; espraiando-se por terrenos com som e imagem; conquistando novos públicos na rapidez dos tweets, o relato noticioso muta: ele é curto, instantâneo, condensado no visor de cristal líquido do celular ou do tablet. Mas ainda é notícia, no sentido de informação transmitida, e assim conserva o DNA original.

A obra parte de dois argumentos paralelos relacionados à trajetória das notícias na sociedade – os argumentos sócio-histórico e tecnológico –, este livro se compõe de três partes. A Parte I (Para entender a rede) aborda as definições que facilitam a compreensão da hipótese de mutação na notícia. Na Parte II (Para entender a mutação), mostra como as comunicações e a própria notícia refletiram as mudanças efetivadas ao longo do tempo, no mundo e no Brasil. A Parte III (Como analisar a mutação) testa a hipótese em dois sítios: o brasileiro UOL e o argentino Clarín.

 

capa livro JRROCHA, Jorge. Tem uma nuvem que nunca sai do lugar. Belo Horizonte: editora Bartlebe, 2013.

A linha central do livro, composto por 19 contos, mistura uma visão melancólica de alguém que rompeu com o cotidiano e abordagens de cunho fantástico, que ilustram uma possível busca por redenção. O título do livro veio de uma postagem no blog Atire no Dramaturgo (http://atirenodramaturgo.zip.net/), do autor teatral Mário Bortolotto, que também estampa a capa, em clássica pose de jogador de bilhar. “É minha visão pessoal, cercada por referências, sobre fatos nebulosos que todos enfrentamos vez ou outra. É sobre andar, só porque é difícil“, comenta Jorge Rocha.

INSCRIÇÕES

Posts recentes




Ciberjor UFMS no Facebook

Tags

Apoio
Parceiros
Realização
Promoção
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com