Grupo Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS publica Anais do 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo


19 de junho de 2015 Por Redação

Página dos Anais do 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo

Página dos Anais do 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS (Ciberjor/UFMS) publicou na última sexta-feira,  19 de junho os Anais do 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo realizado em junho de 2015. A publicação está disponível na página do evento na internet e pode ser acessada pelo endereço http://www.ciberjor.ufms.br/ciberjor6/anais-6o-simposio-internacional-de-ciberjornalismo/. Segundo o pesquisador do Ciberjor e um dos coordenadores da Comissão Científica do Simpósio, Lucas Reino os Anais estão registrados com ISSN e, portanto, podem ser lançados nos currículos dos expositores. L destacou ainda que os autores devem checar seus dados e textos e se houver qualquer errata, informar o Ciberjor pelo email: ciberjor.cchs@ufms.br.

Conforme a pesquisadora do Cibejor/UFMS e também da Comissão Científica do Simpósio, Thaísa Bueno, os interessados em conhecer as atividades do Grupo Ciberjor podem acessar a página da Agenda de reuniões no endereço http://www.ciberjor.ufms.br/.

O 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo começou no dia 1 de junho na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e teve como tema Performance em Ciberjornalismo, objetivou promover discussão, debate sobre a produção, prática e desenvolvimento do ciberjornalismo no Brasil e no mundo. O 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo teve a participação de importantes e destacadas jornalistas e pesquisadores da área. No primeiro dia participaram da conferência de abertura Rosental Calmon Alves, Juliano Maurício de Carvalho e Walter Teixeria Lima. O segundo dia teve a participação do argentino Fernando Irigaray, do português Fernando Zamith e da brasileira Raquel Longhi. O terceiro e último o retorno do português João Canavilhas e dos pesquisadores brasileiros Alex Primo e Marcelo Trasel.

Os temas em discussão também se constituem em importantes contribuições para o desenvolvimento do ciberjornalismo, jornalismo online, webjornalismo ou ainda, na nomenclatura em inglês Online Journalism e em espanhol ciberperiodismo. No primeiro dia o tema em destaque tratou da “Performance em Ciberjornalismo: tecnologia, inovação e eficiência”. No segundo dia os conferencista apresentaram um quadro da situação autal do ciberjornalismo na Argentina, Brasil e Portugal e no terceiro dia um tema importante para os profissionais que atuam nos cibermeios, nos jornais publicados na internet, ou seja, “cibercultura, cultura profissional e ciberjornalismo”.

Além das conferências no período da noite, o Simpósio teve ainda oficinas, workshops sobre “Fotografia em dispositivos móveis” ministrada pelo fotógrafo Alexis Prappas; “Direitos Autorais em Cibermeios” ministrada pela advogada e especialista em direitos autorais, Caroline Mendes; “Métrica de conteúdos em cibermeios” ministrada pelo especialista em informática Kenneth Correa; “Estratégias de marketing digital no Instagram e no Snapchat” ministada pela jornalista e especialistas em mídias sociais, Francilene Oliveira; “Sistemas de publicação em Cibermeios” ministrada pelo jornalista e membro da Rede JorTec, Rodrigo Botelho e ainda “Geolocalização no Ciberjornalismo” ministrada pelo jornalista, professor da UFMA e pesquisador em ciberjornalismo, Lucas Reino.

O 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo realizou também uma programação cientifica, no período da tarde, com apresentação de trabalhos de pesquisa nos Grupos de Trabalho distribuídos em dois dias, que reunirá temas como “Mídias Sociais”, “Estudos de Jornalismo”, “Convergência de Mídias”, “Rotinas Produtivas”, “Ciberjornalismo”, “TV e Rádio”, “Representações no Ciberjornalismo”, “Dispositivos e espaços midiáticos” e “Narrativas e interatividade”.

O evento teve tambén duas programações paralelas. O 3º Seminário Inter-Redes de Pesquisa com a participação dos pesquisadores de Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologia e também a 2ª reunião da Rede Internacional de Pesquisadores em Ciberjornalismo.

Informações sobre o 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo podem ser acessadas na internet, no endereço www.ciberjor.ufms.br/ciberjor6.

DEIXE UM COMENTÁRIO

INSCRIÇÕES

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias




Apoio
Parceiros
Realização
Promoção