7° CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIBERJORNALISMO

Ciberjornalismo e modelos de produção: appificação e desafio glocal

5 a 7 de outubro de 2016

UFMS - Campo Grande - MS - Brasil

41 Dias
20 Horas
55 Minutos
46 Segundos

Programa

Agenda de Oficinas, Grupos de Trabalho e Conferências

5 outubro 2016

Conferência de abertura
Ciberjornalismo e modelos de produção

Koldo Meso – UPV – Espanha
Denis Porto Renó – UNESP

6 outubro 2016

Appificação do Ciberjornalismo
Caio Tulio Costa – ESPM – SP
Eduardo Pellanda – PUC-RS
Rodrigo Cunha – UFPE

7 outubro 2016

O local e a globalização em Ciberjornalismo
John Pavlik – New Jersey – EUA
Leão Serva – Folha S. Paulo

Sobre

Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo
Perfil do CIBERJOR UFMS

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – Ciberjor-UFMS – foi criado em Agosto de 2008 com objetivo de agregar pesquisadores que desenvolvem projetos que investigam temas relacionados a jornalismo e tecnologia, ensino de ciberjornalismo, webjornalismo, jornalismo digital, jornalismo online, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMS (PPGCOM-UFMS). O Grupo reúne pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O Ciberjor é membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online da UFBA e faz parte da Rede de Pesquisa em Ciberjornalismo que reúne os grupos de pesquisa Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online – GJOL (UFBA), Laboratório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo Digital – LAPJOR (UFSC), Grupo Virtus (UFPE), Grupo JOR XXI (TUIUTI /PR), Grupo Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais (USP), PROCAD CAPES- 2007/2011 (UFSC, UFBA, USP, TUIUTI) e Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – CIBERJOR (UFMS), também faz parte da Rede JorTec, possui intercâmbio de trabalho com o Grupo de Pesquisa de Mídia Jornalística (GMídia) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Imperatriz e intercambio internacional de pesquisa com o Laboratório de Análise Instrumental da Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona (Laicom/UAB).

CONFERENCISTAS

Pesquisadores e Profissionais em Ciberjornalismo
Uploaded image

John Pavlik

Professor e pesquisador da Universidade de New Jersey – EUA
Pesquisador e professor da Universidade de New Jersey (EUA), Rutgers Escola de Comunicação e Informação, John Pavlik, considerado referência internacional na pesquisa em ciberjornalismo.
Uploaded image

Koldo Meso

Professor e pesquisador em Ciberjornalismo da Universidade de País Basco, Espanha
Koldo Meso é um dos pesquisadores pioneiros no estudo de ciberjornalismo na Espanha. Coordena, há oito anos, o principal congresso de ciberjornalismo – Congresso de Ciberjornalismo e Web 2.0
Uploaded image

Denis Renó

Professor e pesquisador em Transmídia da Unesp – Bauru (SP)
Pesquisa Jornalismo Transmídia: Um estudo sobre a produção de reportagens para mídias digitais. Pesquisa de pós-doutorado Touch Journalism: Linguagens para hiperjornalismo em dispositivos móveis.
Uploaded image

Irati Agirreazkuenaga

Professora e pesquisadora da Universidade de País Basco, Espanha
Irati Agirreazkuenaga tem expertise em pesquisa sobre “O impacto da Internet nos Meios de Comunicação, Análise de conteúdo dos meios digitais a partir da participação dos usuários”. Trabalha na equipe de pesquisadores coordenada por Koldo Meso.
Uploaded image

Eduardo Pellanda

Professor e pesquisador da PUC-RS, diretor do Laboratório Ubimídia
Pós-Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Boston – EUA. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Uploaded image

Caio Túlio Costa

Jornalista, professor e pesquisador da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, SP
Caio Túlio Costa é um jornalista, professor, doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, executivo na área de comunicação digital e Visiting Research Fellow na Columbia University Graduate School of Journalism, em Nova York
Uploaded image

Leão Serva

Jornalista especializado em Ciberjornalismo Folha de S.Paulo
Jornalista e escritor, pesquisador em curso de doutorado em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, com pesquisa sobre Fotografia de Guerra. Foi secretário de Redação da Folha e dirigiu importantes jornais como “Diário de S.Paulo”, “Jornal da Tarde” e “Lance” e revistas como a “Placar”.
Uploaded image

Rodrigo Cunha

Professor e pesquisador em Ciberjornalismo da UFPE
Professor da UFPE, doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas UFBA. Tem experiência na área de jornalismo digital e design gráfico; design de notícias, jornalismo para dispositivos móveis e convergência jornalística.

Notícias

Acompanhe as últimas notícias do 7º Congresso Internacional de Ciberjornalismo

Contato

Entre em contato com a organização