Professor apresenta Netnografia como possibilidade metodológica para pesquisa em oficina

Professor da Universjesusidade Federal do Maranhão e doutor em Sociologia, Jesus Marmanillo vai ministrar a oficina “Netnografia como ferramenta metodológica para estudos de Ciberjornalismo” no primeiro dia do 7º Congresso Internacional de Ciberjornalismo, 5 de outubro, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
A netnografia é um modelo metodológico de base antropológica, que tem sido bastante valorizado nos estudos de Comunicação porque descreve e interpreta costumes e comportamentos no ciberespaço. Nesse sentido, a oficina pode ser uma ótima oportunidade de conhecer esse modelo de estudo e, quem sabe, buscar inspiração para novas investigações, seja no âmbito de projetos de pesquisa, artigos ou mesmo dissertações.
Segundo o professor, a netnografia já está bem consolidada nos estudos de Marketing e Publicidade, mas pode contribuir também para o Jornalismo à medida em que possibilita aprofundar estudos de relações sociais e interações.
“A internet hoje é um campo rico de pesquisa, inclusive na área de Comunicação, porque se apresenta como um dos canais mais expressivos para se conhecer comportamentos sociais”, diz.
A oficina está prevista para começar às 9 horas, nos laboratórios do Curso de Jornalismo da Universidade. As inscrições podem ser feitas no local, no momento do credenciamento.

Por Thaisa Bueno