7° Ciberjor lança livros na tarde desta quinta-feira

Lançamento de livros acontecem durante evento de Ciberjornalismo

Lançamento de livros acontecem durante evento de Ciberjornalismo

O 7° Congresso Internacional de Ciberjornalismo irá realizar na tarde desta quinta-feira, 6, o lançamento de livros voltados para as discussões sobre jornalismo, cibermeios, comunicação e educação. A atividade tem início previsto para às 18h, no auditório do Complexo Multiuso, localizado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Confira os livros que serão lançados:

Os sítios de redes sociais no processo de produção da notícia e seu uso no jornalismo sul-mato-grossense (e-book)
Autor: Victor Luiz Barone Júnior

Qual o impacto das redes sociais na internet (RSI) sobre a rotina produtiva dos jornalistas? Que nível de credibilidade estes atribuem as informações disseminadas nestes ambientes? Há variações na credibilidade entre as fontes oficiais e não oficiais dentro e fora das RSI? Podem as RSI servirem como espaços para a pluralidade de fontes no Jornalismo? Estas foram algumas das inquietações que deram origem a este livro. A obra é uma adaptação da dissertação de mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e está dividida em cinco capítulos: 1) Redes Sociais e Redes Sociais na Internet (RSI); 2) Fontes, internet e rotinas produtivas; 3) Oficialismo e pluralismo no discurso jornalístico; 4) A Internet como espaço e esfera pública e 5) Os jornalistas de Mato Grosso do Sul e os Sítios de Redes Sociais.

Ferramentas para análise de qualidade no Ciberjornalismo Vol. 2: Aplicações (e-book)
Organizadores: Elaide Martins e Marcos Palácios

O livro reúne 22 textos que discutem sobre as aplicações práticas das ferramentas para análise de qualidade no ciberjornlaismo, congregando exemplos de utilização. Suas fontes originais são variadas: nasceram como artigos científicos independentes, como parte de trabalhos acadêmicos mais longos, como comunicações em eventos das áreas de Comunicação e Jornalismo, como exercícios práticos em sala de aula. Os objetos analisados são variados e incluem sites jornalísticos na web e smartphones, web reportagens especiais em jornais de grande circulação, rádios na Web, blogs e até programas de TV relacionados a seus sites e redes sociais, denotando a larga aplicabilidade encontrada para as ferramentas.

Mídia e sociedade em transformação (impresso e e-book)
Organizadores: Caroline Kraus Luvizotto, Célio José Losnak e Danilo Rothberg

A dinâmica social contemporânea e a produção incessante de informação e conhecimento suscitam novos olhares sobre as transformações na apropriação das mídias pelos diversos setores sociais. Observam-se reflexões sobre como as mídias passam a figurar nos cenários políticos, sociais, econômicos e culturais, nas dimensões nacional e transnacional. Verificam-se processos que se caracterizam, muitas vezes de forma paradoxal, por fenômenos como transitoriedade e permanência, apresentando questões inéditas e outras recorrentes na história das mídias. O livro expõe diferentes perspectivas sobre a relação entre mídia e sociedade, contribuindo para a compreensão da comunicação midiática no fortalecimento da democracia em um contexto de investigação marcado por ambiguidades, contradições e desafios.

Fronteiras híbridas do jornalismo (impresso)
Organizadoras: Ana Carolina Rocha Pessôa Temer e Marli dos Santos

Os capítulos reunidos nesta coletânea discutem as hibridizações que emergem nas fronteiras do jornalismo, as quais, ao mesmo tempo em que delimitam seu território, dão margem para intersecções com outros campos. Trata-se de temática polêmica nos debates sobre as práticas jornalísticas, envolvendo a concepção, a produção e a disseminação de formas e conteúdos. Os autores promovem reflexões levando em conta, principalmente, o impacto das tecnologias digitais e as relações estabelecidas entre informação e entretenimento, bem como atrelam suas abordagens ao cenário contemporâneo, marcado por mutações de várias ordens.

Série comunicação e educação Vol. 1: Questões teóricas e formação profissional em Comunicação e Educação (impresso)
Organizadora: Eliana Nagamini

O primeiro volume da série inicia com estudos sobre a “Construção epistemológica na interface Comunicação e Educação”, em que são operados termos como Educomunicação, Mídiaeducação, Transmidiação ou Comunicação/Educação. Trazem contribuições teóricas que, para além dos conceitos utilizados, procuram refletir acerca das interfaces envolvidas nos vínculos da Comunicação com a Educação. Já os “Processos educacionais e comunicacionais para formação do profissional de Comunicação” discutem metodologias afeitas ao aprender e ensinar na graduação e cursos de extensão.

Active audiences and journalism (impresso)
Organizadores: Koldobika Meso, Irati Agirreazkuenaga e Ainara Larrondo

Mesmo com o jornalismo vivendo em transição contínua, atualmente parece estar passando por um momento especial de incertezas e alterações, semelhantes àquela vivida quando surgiu a Web e mídia on-line. Juntamente com a atualização constante, a abundância de informação e inovação nos formatos, gêneros e dispositivos para consumo, o jornalismo participativo nos dias de hoje representa um dos principais desafios do jornalismo e da mídia de massa. Desde que o público passou a ser mais ativo na construção de informações, também foi crucial desenvolver perfis de profissionais especializados. Ou seja, essas alterações introduziram novos padrões de comunicação e aumento de novas formas de expressão criativa, jornalismo e participação. Este livro aborda esta adaptação através da análise de diferentes experiências e modelos de participação dos cidadãos e jornalistas interativos, além de prestar especial atenção ao debate sobre a qualidade do conteúdo gerado pelo usuário e o valor da relação entre a mídia e público para reforçar o valor tradicional de democratização da comunicação mediada.

Por Lynara Ojeda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

'; if( !empty($zerif_address_icon) ) { echo '
'; echo ''; echo '
'; } if( !empty($zerif_address) ) { echo ''; } else if( is_customize_preview() ) { echo ''; } echo '
'; } /* COMPANY EMAIL */ if( !empty($zerif_email_icon) || !empty($zerif_email) ) { echo '
'; if( !empty($zerif_email_icon) ) { echo '
'; echo ''; echo '
'; } if( !empty($zerif_email) ) { echo ''; } else if( is_customize_preview() ) { echo ''; } echo '
'; } /* COMPANY PHONE NUMBER */ if( !empty($zerif_phone_icon) || !empty($zerif_phone) ) { echo '
'; if( !empty($zerif_phone_icon) ) { echo '
'; echo ''; echo '
'; } if( !empty($zerif_phone) ) { echo ''; } else if( is_customize_preview() ) { echo ''; } echo '
'; } } // open link in a new tab when checkbox "accessibility" is not ticked $attribut_new_tab = (isset($zerif_accessibility) && ($zerif_accessibility != 1) ? ' target="_blank"' : '' ); if( !empty($zerif_socials_facebook) || !empty($zerif_socials_twitter) || !empty($zerif_socials_linkedin) || !empty($zerif_socials_behance) || !empty($zerif_socials_dribbble) || !empty($zerif_copyright) || !empty($zerif_socials_instagram) ): echo ''; endif; ?>