Grupos de trabalho realizaram primeiras apresentações de pesquisas científicas

Apresentação de Grupos de Trabalhos

O 7º Congresso Internacional de Ciberjornalismo realizou, no dia 6 de outubro, as apresentações dos Grupos de Trabalhos (GTs) científicos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Os GTs foram divididos em cinco temáticas principais que abordaram a convergência, interação, fundamentos, appificação e realidades regionais. Os participantes apresentaram pesquisas que relacionaram educação, jornalismo e ciberjornalismo.

Segundo a professora Thaisa Bueno, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), coordenadora do GT “Interações no ciberespaço”, a troca de conhecimentos em um evento que tem reconhecimento internacional na área é uma experiência enriquecedora. “Às vezes a gente não tem oportunidade de conhecer outras pesquisas, ficamos muito isolados no nosso grupo. Neste congresso, temos a possibilidade de compartilhar opiniões, apontar outros caminhos e fazer críticas que podem ajudar no desenvolvimento das pesquisas”.

A jornalista Cláudia Anelo afirma que a apresentação de pesquisas durante o congresso fomenta a discussão sobre as mudanças que as novas tecnologias trazem para o jornalismo e como os ensinos dessa área estão sendo aplicados, a fim de preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho. “O GT traz a oportunidade de compartilhar pesquisas como, por exemplo, as que eu levantei que identificaram que ainda hoje não existe um aprofundamento nas faculdades brasileiras de jornalismo para abordar o ensino de ciberjornalismo”.

Os Grupos de Trabalho serão realizados também no dia 7 de outubro e trazem pesquisas sobre “Televisão convergência e Ciberjornalismo”, “Interações no ciberespaço”, “Ensino e fundamentos de ciberjornalismo”, “Appificação de Mídias Móveis” e “Rotinas produtivas e realidades regionais na Era Digital”.

Por Rafaela Fernandes