Oficina ensina como utilizar WordPress para produção e gerenciamento de conteúdo jornalístico para a Web

Oficina "WordPress para Jornalismo" com Prof. Dr. Lucas Reino (UFMA)

Oficina “WordPress para Jornalismo” com Prof. Dr. Lucas Reino (UFMA)

As possibilidades de produção e divulgação de conteúdo, oferecidas aos jornalistas pelo sistema gratuito para criação de blogs e sites, foram introduzidas na oficina “WordPress para Jornalismo”, ministrada pelo Professor Lucas Reino da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), durante o último dia do evento de Ciberjornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Segundo Lucas Reino, a oficina teve o objetivo de apresentar a ferramenta WordPress como alternativa aos jornalistas que têm interesse em produzir seu próprio website, sem a contratação de terceiros para realizar o trabalho de criação e programação. “A oficina sobre WordPress possibilita ao jornalista entender o processo de construção de um site, isto é, como criar com autonomia. É uma ferramenta essencial, principalmente, para quem deseja elaborar um projeto de portfólio”.

Para a jornalista Débora Alves, a oficina apresenta por meio do software de criação, algumas das potencialidades do Ciberjornalismo, que permite utilizar diferentes linguagens para construção da informação. “A discussão que a oficina traz está relacionada ao artigo que apresentei durante este congresso, no qual avaliei a utilização de hipertexto por dois cibermeios. Pela análise que fiz das matérias, os veículos não utilizam todas as potencialidades oferecidas pelo Ciberjornalismo, muitas vezes por resistência dos profissionais ou por falta de conhecimento. Isto impede de apresentar ao público um conteúdo melhor, mais explorado e mais inovador. Por isso, vejo a importância de realizar esta oficina”.

Por Iasmim Amiden