Oficina sobre marketing de conteúdo apresenta discussões e estratégias para aproximar marcas de clientes

"Marketing de Conteúdo: o que é e por quê adotá-lo" com Francilene Oliveira (Estácio de Sá)

“Marketing de Conteúdo: o que é e por quê adotá-lo” com Francilene Oliveira (Estácio de Sá)

No último dia do 7º Congresso Internacional de Ciberjornalismo, sexta-feira, 7, a oficina “Marketing de conteúdo: o que é e por que adotá-lo”, ministrada pela jornalista Francilene Oliveira, apresentou a importância do marketing de conteúdo como uma estratégia que busca o engajamento com o público-alvo de um empreendimento, assim como aumentar a rede de clientes através da criação de conteúdo relevante, capaz de atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, ocasionando uma percepção positiva do empreendimento e, com isso, gerar mais vendas.

Para a ministrante Francilene Oliveira, o marketing de conteúdo vai muito além de simplesmente escrever um texto e disponibilizá-lo em um site. Ele acompanhou as transformações digitais e hoje é realizado também por meio de outras plataformas, como redes sociais e blogs, o que aproxima a marca dos clientes. “Como o marketing de conteúdo é feito para engajar pessoas, o profissional precisa conhecer o público e pensar em como estabelecer laços e se conectar com ele. E para aprender a traçar essas estratégias, eu precisei me reinventar como profissional, pois o jornalismo sozinho não me disponibilizava todas as ferramentas”.

Durante a oficina, Francilene Oliveira propôs aos participantes um exercício com o objetivo de conhecer o processo de identificação e entendimento de quem compõe o público-alvo das marcas. Para tanto, cada pessoa presente escolheu uma marca e pode analisar suas características, o que qualificou e concretizou as discussções.

O jornalista e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Helder Lima, acredita que a oficina contribuiu muito para que os participantes tirassem dúvidas referentes a linguagens e estratégias para aproximação com o público. “Achei válida a iniciativa do Congresso de Ciberjornalismo trazer discussões que pensam no jornalista também como empreendedor. E a oficina de marketing de conteúdo misturou elementos da comunicação e da administração, oferecendo dicas de como estabelecer a comunicação entre empresa e cliente e em como desenvolver uma política de comunicação empresarial de sucesso. Eu saio daqui cheio de idéias”.

O estudante do curso de Audiovisual da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rodrigo Becker, afirma que não conhecia o marketing de conteúdo e achou interessante descobrir todos os aspectos do tema que foi apresentado ao longo da oficina. “Acredito que posso aplicar tudo o que aprendi hoje no meu trabalho, pois nós também precisamos vender nossos conteúdos, temos que atingir o público. E acho interessante conhecer o perfil desse público para conseguir traçar as melhores estratégias”. Becker enfatiza que, com as técnicas apresentadas, ficará mais fácil aproximar os conteúdos que produzir às pessoas que os consomem.

Por Lynara Ojeda