8° CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIBERJORNALISMO

Ciberjornalismo entre o presente e o futuro do jornalismo: tecnologia móvel como desafio

27 a 29 de setembro de 2017

UFMS - Campo Grande - MS - Brasil

41 Dias
20 Horas
55 Minutos
46 Segundos

PROGRAMA

CONFERÊNCIAS, GRUPOS DE TRABALHO, OFICINAS

27 SETEMBRO 2017

Conferência de abertura
Ciberjornalismo entre o presente e o futuro do jornalismo: tecnologia móvel como desafio

João Canavilhas – Portugal
Alejandro Rost – Argentina

28 SETEMBRO 2017

Convergência em Jornalismo: desafio dos dispositivos móveis
Angela Pimenta – SP
Marcio Carneiro – UFMA
Rita Paulino – UFSC

29 SETEMBRO 2017

O local e a globalização em Ciberjornalismo
Koldo Meso – Espanha
Marcelo Trasel – UFRGS

Sobre

Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo
Perfil do CIBERJOR UFMS

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – Ciberjor-UFMS – foi criado em Agosto de 2008 com objetivo de agregar pesquisadores que desenvolvem projetos que investigam temas relacionados a jornalismo e tecnologia, ensino de ciberjornalismo, webjornalismo, jornalismo digital, jornalismo online, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMS (PPGCOM-UFMS). O Grupo reúne pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O Ciberjor é membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online da UFBA e faz parte da Rede de Pesquisa em Ciberjornalismo que reúne os grupos de pesquisa Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online – GJOL (UFBA), Laboratório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo Digital – LAPJOR (UFSC), Grupo Virtus (UFPE), Grupo JOR XXI (TUIUTI /PR), Grupo Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais (USP), PROCAD CAPES- 2007/2011 (UFSC, UFBA, USP, TUIUTI) e Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – CIBERJOR (UFMS), também faz parte da Rede JorTec, possui intercâmbio de trabalho com o Grupo de Pesquisa de Mídia Jornalística (GMídia) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Imperatriz e intercambio internacional de pesquisa com o Laboratório de Análise Instrumental da Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona (Laicom/UAB).

CONFERENCISTAS

PESQUISADORES E PROFISSIONAIS EM CIBERJORNALISMO
Uploaded image

Koldo Meso

Professor e pesquisador da Universidade de País Basco ESPANHA
Koldo Meso é um dos pesquisadores pioneiros no estudo de ciberjornalismo na Espanha. Coordena, há oito anos, o principal congresso de ciberjornalismo – Congresso de Ciberjornalismo e Web 2.0
Uploaded image

Alejandro Rost

Professor e pesquisador da Universidade Nacional de Comahue ARGENTINA
Professor Adjunto e pesquisador da Universidad Nacional del Comahue (Argentina). Doutor em Jornalismo e Comunicação pela Universidade Autónoma de Barcelona. Professor Adjunto de Ciberjornalismo na Universidade Nacional de Comahue em ciberjornalismo, interatividade, hipertextualidade, hipertexto.
Uploaded image

João Canavilhas

Professor e pesquisador da Universidade da Beira Interior PORTUGAL
Doutor em “Comunicação, Cultura e Educação” pela Universidade de Salamanca e Licenciado em “Comunicação Social” pela Universidade da Beira Interior. É professor associado na Universidade da Beira Interior e investigador na unidade de investigação Labcom.IFP
Uploaded image

Angela Pimenta

Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo – PROJOR
BRASIL
Possui mestrado (Master of Science) da Columbia University Graduate School of Journalism (2001). Presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (2015-2017), centro de estudos mantenedor do portal Observatório da Imprensa e do Projeto Grande Imprensa. Bacharel em Jornalismo (ECA-USP/ 1986).
Uploaded image

Marcelo Trasel

Professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
BRASIL
Professor na área de Ciberjornalismo da Fabico/UFRGS. Membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), acreditada pela SBPJor. Membro-diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Uploaded image

Rita Paulino

Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
BRASIL
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Atualmente é Professora e vice-coordenadora do curso de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR), docente do curso de Jornalismo da UFSC.
Uploaded image

Marcio Carneiro

Professor e pesquisador da Universidade Federal do Maranhão UFMA
BRASIL
Doutor pelo programa de Tecnologias da Inteligencia e Design Digital (TIDD) da PUC-SP. Estagio de Pos Doutorado na UNB na linha de pesquisa Teorias e Tecnologias da Comunicacao. Mestre em Comunicacao pela Universidade Anhembi Morumbi – Sao Paulo. Especialista em Marketing pelo ISAN/FGV-Rio.
Uploaded image

Rodrigo Botelho

Pesquisador e professor da Universidade Federal do Paraná UFPR
BRASIL
Pesquisador vinculado aos programas de pós-graduação em Comunicação e em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação; e docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP.

Experiências

Comentários dos Participantes

Notícias

Acompanhe as últimas notícias do 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo

CONTATO

Entre em contato com a Comissão Organizadora