Congresso terá oficina sobre Redes Sociais e debate com Marcelo Träsel

Marcelo Trasel também participou de edições anteriores do evento

O pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcelo Träsel ministrará, no dia 27 de setembro, no laboratório do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), às 9h00, a oficina “Redes Sociais”. Träsel tem doutorado em Ciberjornalismo, pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

No dia 29 de setembro, o evento também promoverá debate com o pesquisador Trasel, e o professor da Universidade País Basco (Espanha), Koldo Meso que será moderado pela professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Thaísa Bueno, , e terá como tema “O local e globalização em Ciberjornalismo”.

Träsel esteve presente no 6º Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que ocorreu de 2015 na UFMS e teve como tema “Performance em Ciberjornalismo”. Na ocasião, o professor participou do debate sobre “Cibercultura, Cultura Profissional e Ciberjornalismo”, em que apresentou o trabalho de pesquisa “A aplicação de visualizações gráficas para a análise jornalística de dados do Twitter”, realizado com Caroline Santos, Silvia Moraes, Milene Silveira, Roberto Tietzmann e Isabel Manssour.

Além da oficina sobre redes sociais, outras ocorrerão no mesmo dia, como a “Métricas de conteúdo em cibermeios”, com o diretor de tecnologia do Grupo WTW, Kenneth Corrêa, e “Netnografia como ferramenta metodológica para estudos de Ciberjornalismo”, com o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Jesus Marmanillo Pereira.

Por Lucas Castro (Comissão Ciberjor)