Professor Silvio Pereira ministrará oficina de “Narrativas jornalísticas com fotografias e vídeos 360 graus”

Professor Silvio Pereira ministrará oficina de imagens 360 graus

O 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo tem início no dia 27 deste mês e realizará oficinas durante o período da tarde, entre elas a de “Narrativas jornalísticas com fotografias e vídeos 360 graus”, ministrada pelo professor e pesquisador Silvio da Costa Pereira.

Segundo Silvio Pereira, a oficina é resultado do trabalho que desenvolve junto com sua orientadora, professora Raquel Longhi, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e tem o objetivo de ensinar conceitos e práticas relacionadas ao uso de imagens em 360 graus no jornalismo. Além disso, a oficina apresentará as implicações éticas, práticas e de recepção junto aos usuários.

Para o professor, a ideia da oficina é discutir sobre o surgimento dessas imagens, localizar como elas têm sido usadas até chegar ao estágio atual, mostrar produções recentes feitas no Brasil e fora do país por veículos jornalísticos e apresentar como se produz e edita imagens com essa proposta, além de dar sugestões aos participantes para complementar o aprendizado neste campo.

Silvio Pereira é graduado em Comunicação Social e faz doutorado no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, onde participa da linha de pesquisa “Tecnologia, Linguagem e Inovação no Jornalismo”. Também é docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e ministra aulas de fotografia, fotojornalismo e produção gráfica.

As oficinas do 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo acontecerão nos laboratórios do curso de Jornalismo da UFMS às 16h e as inscrições serão realizadas no ato do credenciamento com a Comissão Organizadora.

Por Daniel Catuver – Comissão Ciberjor 8