3 de setembro de 2017

Lançamento de livros

RELAÇÃO DE LIVROS

 

Comunicação Digital e Jornalismo de Inserção

Autor: Márcio Carneiro dos Santos

Editora: LABCOM DIGITAL (Centro de Ciências Sociais da UFMA)

Resumo:

Nesta obra o autor explora as transformações geradas pelos processos de digitalização da produção de sentido humana e seus impactos na Ciência da Comunicação e, especificamente, sobre a atividade jornalística, através da utilização de tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual, big data e internet das coisas. O texto é dividido em três partes: Teorias; Tecnologias e Experimentos propondo roteiros de leitura diferentes com ênfase, respectivamente, nas questões epistemológicas, nas possibilidades de usos e apropriações das tendências descritas e na vertente de pesquisa aplicada desenvolvida no LABCOM – Laboratório de Convergência de Mídias. O texto apresenta o conceito de jornalismo de inserção baseado em narrativas imersivas e é fruto do trabalho do autor nas linhas de Métodos Digitais e de Sistemas Inteligentes Aplicados ao Jornalismo.

 

Em defesa da comunicação pública

Organizadores: Murilo César Ramos, Elen Cristina Geraldes, Juliano Domingues da Silva, Janara Sousa e Vanessa Negrini

Editora: FAC Livros/Unb

Resumo:

O volume é organizado por Murilo César Ramos, Elen Cristina Geraldes, Juliano Domingues da Silva, Janara Sousa e Vanessa Negrini, a partir de parceria entre o Laboratório de Políticas de Comunicação – LaPCom, do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília – FAC/UnB, e o Grupo de Trabalho Políticas e Estratégias de Comunicação da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Entre os artigos, está o de Marcelli Alves e Fernanda Vasques, que fazem doutorado em Comunicação na Universidade de Brasília (Unb) e entrevistaram o professor e coordenador do 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo, Gerson Luiz Martins, sobre o papel da televisão pública para a sociedade.

O livro está disponível em versão PDF e pode ser adquirido (baixado – download) em:
https://faclivros.files.wordpress.com/2017/03/faclivros_emdefesacomunicacaopublica.pdf

 

Pensar em Rede: Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digital

Organizadores: Marcelo Ruschel Träsel, Raquel Ritter Longhi, Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco e Walter Teixeira Lima Junior

Editora: Editora UNIFAP

Resumo:

A publicação é fruto de projeto de pesquisa conduzido pela Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), credenciada na Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é compartilhar e incentivar a pesquisa aplicada visando à experimentação e criação de inovações tecnológicas digitais nos processos de captação, produção, empacotamento, transmissão e distribuição de conteúdos jornalísticos. O livro é resultado do esforço coletivo, colaborativo e do intercâmbio de projetos de pesquisadores de oito estados brasileiros. Além disso, representa a evolução da Rede, criada em 2008, norteada por princípios de auto-regulação, descentralização e autonomia intelectual.

 

Performance em Ciberjornalismo: tecnologia, inovação e eficiência

Organizadores: Gerson Luiz Martins, Lucas Reino e Thaisa Bueno

Editora: UFMS

Resumo:

O livro, organizado pelos pesquisadores Gerson Luiz Martins, Lucas Reino e Thaísa Bueno, reúne as conferências e trabalhos de pesquisa apresentados no 6º Congresso Internacional de Ciberjornalismo realizado em 2015 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A obra se compõe dos melhores textos do Congresso e das principais conferências e está estruturado com os trabalhos de João Canavilhas, Novos atores na redação: como muda o jornalismo?; Performance em Ciberjornalismo: tecnologia, inovação e e ciência de Rosental Calmon Alves; O que é jornalismo? Quem e o que o produz? Onde e quando acontece? de Alex Primo; Ciberjornalismo no Brasil e o texto longform de Raquel Longhi; Jornalismo no ambiente da computação cognitiva de Walter Teixeira Lima; O dono do texto: dilemas do jornalismo em plataformas digitais de Juliano Maurício de Carvalho; Jornalismo guiado por dados e cultura profissional de Marcelo Träsel. Além disso, Scraping e memória digital: identificando as transformações dos portais jornalísticos com base na coleta automatizada das suas versões de Márcio Carneiro dos Santos; Um panorama dos estudos científicos sobre comentários de leitores de Thaísa Bueno; A informação jornalística na ponta dos dedos: o ciberjornalismo e a leitura touchscreen de Elton Tamiozzo de Oliveira e Gerson Luiz Martins; Trajetória do ciberjornalismo em Mato Grosso do Sul de Fernanda França Fortuna.

A rastreabilidade como característica do ciberjornalismo de Lucas Santiago Arraes Reino; Investigações e Experimentações em Sofwares para Gestão de Mídia no Domínio do Jornalismo: Relato Sobre Interfaces de Programação de Aplicações de Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco e Alex Fernando Orlando; Drones, sensores, tecnologia vestível: o efeito colateral das novas ferramentas para jornalistas de Alfredo José Lopes Costa, Gibran Luís Lachowski e Konrad Felipe Hencke; Os jornalistas frente ao Marco Civil da Internet de Igor Gomes Duarte Gomide dos Santos; Convergência e inovação jornalística em revistas para tablet: uma proposta de categorias de análise de Adalton dos Anjos Fonseca; As possibilidades interativas do HTML5 no jornalismo on-line de Eduardo Fernando Uliana Barboza e Ana Carolina de Araújo Silva e Formação de profissionais e pesquisadores em Ciberjornalismo de Gerson Luiz Mello Martins.

O livro está disponível em versão PDF e pode ser adquirido (baixado – download) em
ciberjor.ufms.br/atividades/livros/


Tecnologias e Narrativas Digitais

Organizador: Márcio Carneiro dos Santos

Editora: LABCOM DIGITAL (Centro de Ciências Sociais da UFMA)

Resumo:

O presente livro faz parte do conjunto de ações que comemora o primeiro ano de atividades do TECND – Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Narrativas Digitais, aglutinando trabalhos de pesquisadores, membros e não membros do grupo, que demonstram o enorme conjunto de possibilidades de investigação hoje disponível para as Ciências Sociais Aplicadas, passando pelas Humanidades que olham para o ambiente digital (Digital Humanities) e para a Comunicação em especial, principalmente quando abre pontes de contato com outras tradições da ciência. O trabalho conta com importantes contribuições de pesquisadores como Walter Lima Jr. , Sebatião Squirra, Rita Paulino, Gerson Martins, João Massarolo, Rodrigo Botelho, entre outros.

O livro está disponível em: http://www.labcomdata.com.br/publicacoes/

 

Comunicação e Educação

Editora: Editus (Editora da UESC)

Resumo:

Os vinte artigos que compõem este quarto volume foram criteriosamente selecionados dentre os 83 trabalhos inscritos e aceitos para apresentação no Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Atividade já tradicional na área, o XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação realizado entre os dias 5 e 9 de setembro de 2016, na Escola de Comunicações e Artes da USP, deu amplo destaque ao tema Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.

Não à toa esta mais recente obra que ora vem se juntar aos três volumes de reflexões inéditas precursoras da série, ano passado, refere-se a Dinâmicas e suportes para conhecer, reconhecer e integrar saberes em Comunicação e Educação.

O Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação integra a Divisão
Temática Interfaces Comunicacionais da Intercom, com estudos que apontam
referenciais teóricos e metodológicos que permitem compreender os
diálogos entre os processos comunicacionais e de ensino-aprendizagem existentes
em espaços educativos formais, informais e não formais.