Programas de Pós-Graduação em Jornalismo realizam 2º Seminário Nacional em Campo Grande durante SBPJor 2015

3 de novembro de 2015 Por Redação

2º Seminário Nacional da Pós-Graduação em Jornalismo

Os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Jornalismo realizam o 2º Seminário Nacional da Pós-Graduação em Jornalismo durante o 13º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor 2015), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Sérgio Gadini, o Seminário reunirá os coordenadores e pesquisadores dos cinco programas atualmente em atividade, como o Programa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o primeiro curso de pós-graduação específico em Jornalismo aprovado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), coordenado pelo professor Dr. Eduardo Meditsch; o Programa de Pós-Graduação da UEPG, coordenado pelo professor Dr. Sergio Gadini; da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenado pela professora Dra. Sandra Moura; da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), coordenado pela professora Dra. Elisabete Antonioli e da Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAM), coordenado pelo professor Dr. Rafael Grohmann.

Ainda segundo o professor Dr. Sergio Gadini, o Seminário objetiva ampliar a integração dos cursos de pós-graduação, promover atividades conjuntas e ainda discutir os problemas enfrentados pelos cursos de pós-graduação no Brasil a partir dos cortes orçamentos realizados pelo Ministério da Educação. Segundo o coordenador da Comissão Organizadora Local do 13º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e ex-presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), professor Dr. Gerson Luiz Martins o Seminário promovido pelos programas de pós-graduação em jornalismo se reveste de grande importância no âmbito de um congresso de pesquisadores em jornalismo. Destacou ainda que os programas têm uma grande responsabilidade que é fomentar o desenvolvimento e, portanto, a qualidade do jornalismo que se pratica no Brasil por meio de pesquisa aplicada que reverta os investimentos para a melhoria da atividade jornalística, seja na produção, seja nas condições de trabalho dos profissionais e no atendimento à sociedade.

O 2º Seminário Nacional da Pós-Graduação em Jornalismo acontece no dia 4 de novembro, às 16h00, no Auditório 1 do Complexo Multiuso “Dercir Pedro de Oliveira”, na UFMS, em Campo Grande. Mais informações em www.ciberjor.ufms.br/sbpjor2015.